Bebê prematuro morre por Covid-19 em Bento Gonçalves, e óbitos sobem para 191 no RS
As cidades de Porto Alegre, Viamão e Bento Gonçalves registraram novas mortes relacionadas ao novo coronavírus nesta segunda-feira. Nos casos dos municípios da região Metropolitana e da Serra gaúcha, são duas fatalidades para cada local, sendo que no município serrano um dos óbitos envolve um bebê que nasceu com prematuridade extrema. A criança estava internada na Unidade de Tratamento Intensivo neonatal do Hospital Tachini e não resistiu à Covid-19.
De acordo com a administração municipal, a segunda morte em Bento envolve um jovem, que teria 20 anos. Ele tinha comorbidades e testou positivo para o novo coronavírus no dia 21 de maio. Ele também estava internado na UTI adulto do Tachini, onde faleceu nesse domingo. Com estes casos, Bento Gonçalves agora tem nove mortos desde o início da pandemia.
Mais de 30 mortos em Porto Alegre
Já a Capital gaúcha chegou ao 31º óbito causado pela doença. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde de Porto Alegre, a nova morte envolve um homem, de 85 anos. Ele era morador do município e estava internado no Hospital Ernesto Dornelles desde 21 de abril. O idoso foi transferido para a Unidade de Tratamento Intensivo no começo de maio, onde recebeu atendimento com ventilação mecânica. Ele tinha doenças cardiovascular e neurológica prévias.
Viamão comunicou hoje duas mortes, chegando num total de três desde o início da pandemia. De acordo com a Secretaria de Comunicação do município, as duas fatalidades ocorreram ainda nesse domingo, mas a confirmação foi dada nesta segunda. Ainda não há detalhes no que diz respeito ao gênero das vítimas, período de internação e possíveis comorbidades.
Os dados divulgados hoje pelas secretarias e prefeituras ainda não constam no boletim informativo da Secretaria Estadual de Saúde (SES).
Como prevenir o contágio do novo coronavírus
De acordo com recomendações do Ministério da Saúde, há pelo menos cinco medidas que ajudam na prevenção do contágio do novo coronavírus:
• lavar as mãos com água e sabão ou então usar álcool gel.
• cobrir o nariz e a boca ao espirrar ou tossir.
• evitar aglomerações se estiver doente.
• manter os ambientes bem ventilados.
• não compartilhar objetos pessoais.
*Com informações do repórter Celso Sgorla - Correio do Povo
Comentários