Probióticos
A Nutricionista Aline Ghiouleas Abruzzi fala sobre o assunto
Probióticos são micro-organismos vivos que melhoram a saúde do intestino facilitando a digestão e a absorção de nutrientes. O consumo regular de alimentos probióticos está sendo muito estudado e outros benefícios são destacados:
Combater doenças intestinais, como colite, síndrome do intestino irritável, doença de Chron e inflamação intestinal;
Fortalecer o sistema imune, ajudando a prevenir doenças, como gripes e resfriados;
Combater a candidíase, hemorroidas e infecção urinária;
Aumentar a absorção de alguns nutrientes, como as vitaminas do complexo B;
Aumentar a produção de macrófagos, que são células de defesa do organismo.
Probióticos são importantes após uso de antibióticos ou em caso de diarreia e prisão de ventre, pois regularizam a flora intestinal.
Os probióticos são comercializados na forma de leites fermentados, iogurtes e saches com diferentes cepas de lactobacilos.
O Kefir é uma colônia de microrganismos formada por lactobacilos e leveduras que podem fermentar a lactose, o açúcar do leite. A fermentação também pode ocorrer adicionando água e um pouquinho de açúcar mascavo.
Outro alimento fermentado, apreciado na culinária alemã e que apresenta boa fonte de probióticos, é o chucrute, uma preparação feita com o repolho.
Já os prebióticos são componentes alimentares não digeríveis que estimulam seletivamente a proliferação ou atividade de bactérias desejáveis no intestino. Servem de alimento para os probióticos já ingeridos. São fibras que chegam intactas ao intestino. Exemplos de alimentos fontes dessas fibras são raiz de chicória, brócolis, couve de bruxelas, alcachofra, grão de bico, cogumelo, feijões, vagens, cebola, alho, alho poró, pimentão e berinjela.
Simbiótico é um produto no qual se combinam prebióticos e probióticos. Estão disponíveis comercialmente em farmácias. Ou podemos usufruir de seus benefícios associando o consumo dos probióticos com os alimentos citados acima.
Para se obter esses benefícios é necessário o consumo regular de pré e probióticos.
Ouça a entrevista com a Nutricionista Aline Ghiouleas Abruzzi.
Comentários