Casos de Gripe A não devem preocupar população regional
Medidas de prevenção devem se intensificar
Após a confirmação de casos de Gripe A em pacientes da região, as medidas de prevenção da doença devem se intensificar, principalmente, nesse período de inverno. Os dois casos confirmados em Nova Prata são de pacientes que não haviam feito a vacina e um dos casos resultou em óbito de um rapaz de Protásio Alves, considerado paciente de risco, e outro em Veranópolis. O outro caso é de uma mulher, moradora do interior de Nova Prata, que já está bem.
De acordo com a enfermeira Mara Núbia Beal, da Secretaria da Saúde de Nova Prata, a meta de vacinação contra a Influenza foi muito boa no município e a população vacinada faz um “bloqueio” do vírus, minimizando sua circulação.
Ainda estão sendo investigados três casos suspeitos de Gripe A e vários tiveram resultado negativo. Cabe ressaltar que o Setor de Epidemiologia do Município segue um Protocolo para realização do exame para saber se o paciente está com vírus da gripe e que é imprescindível seguir as recomendações de prevenção, sendo elas:
- higienizar as mãos com frequência;
- utilizar lenço descartável para higiene nasal;
- cobrir nariz e boca quando espirrar ou tossir;
- cigienizar as mãos após tossir ou espirrar;
- evitar tocar mucosas de olhos, nariz e boca;
- não partilhar alimentos, copos, toalhas e objetos de uso pessoal;
- evitar aperto de mãos, abraços e beijo social;
- reduzir contatos sociais desnecessários e evitar, dentro do possível, ambientes com aglomeração;
- evitar visitas a hospitais;
- ventilar os ambientes.
Atenção aos sintomas: febre, dor de garganta e dores nas articulações, musculares ou de cabeça. Ao apresentar esses sinais, procure atendimento em uma Unidade de Saúde.
Comentários