Cotiporã desobriga o uso de máscara em locais abertos e fechados
O Município de Cotiporã publicou na tarde da segunda-feira (21), um decreto que torna facultativo o uso de máscara de proteção individual para circulação em espaços abertos e fechados, públicos e privados. Os estabelecimentos privados possuem autonomia sobre a permissão da entrada de pessoas, com ou sem o uso da máscara de proteção em suas dependências.
O uso da proteção individual segue sendo obrigatório em Unidades Básicas de Saúde, consultórios médicos, laboratórios e farmácia, bem como em Instituições de Ensino.
Em Cotiporã, a decisão foi tomada seguindo o Parecer Técnico elaborado pelo Comitê Técnico Regional da Serra, e considerando a aprovação do Comitê Municipal de Atenção ao Coronavírus de Cotiporã. Atualmente, mais de 90% da população do município, já está vacinada com a 1ª dose do imunizante contra a Covid-19 e 88% já possui a 2ª dose ou dose única da vacina.
Outros municípos também decretaram uso facultativo da máscara em ambientes abertos e fechados entre eles estão, Bento Gonçalves, Porto Alegre, Caxias do Sul e Carlos Barbosa. Em sua maioria os decretos apresentam resalvas para o uso da proteção por parte de pessoas imunossuprimidas pessoas com doenças crônicas, pessoas com comorbidades, gestantes, idosos e pessoas que ainda não tenham o esquema vacinal completo.
O decreto do Município de Cotiporã completo no link: https://www.cotipora.rs.gov.br/uploads/noticia/25135/pi_NS57chG8UMOTp8YSLEEauFVlQJaLT.pdf
Comentários