A Nutricionista Aline Ghiouleas falou no Saúde e Bem Estar desta quarta-feira, 22, sobre a Batata Doce
A batata doce é um carboidrato complexo de baixo índice glicêmico, o que significa que sua absorção é mais lenta, liberando glicose na corrente sanguínea aos poucos e sem estimular muito o hormônio chamado insulina que é responsável pelo aumento da fome e pelo acúmulo de gorduras.
Rica em fibras, ela também é fonte de vitamina C e potássio, além de apresentar alto teor de vitamina E e A.
A batata doce é um excelente alimento para atletas, pois fornece energia para o treinamento, auxiliando no ganho da massa muscular liberando a glicose no sangue lentamente.
A batata doce é mais saudável do que a batata inglesa e a farinha branca para o controle do diabetes porque tem baixo índice glicêmico. Também auxilia no emagrecimento pois diminui o apetite pela quantidade de fibras.
Se puder consumi-las com casca ainda melhor, aumentando a quantidade de fibras e a saciedade.
Como consumir a batata doce:
No lugar do pão do café da manhã, no lugar da massa do almoço ou jantar, na hora dos lanches, aliada a uma fonte de proteína e de maneira geral antes da atividade física. Pode ser usada a versão em pó para o preparo de panquecas e substituir parcialmente a farinha no preparo de pães e bolos
Batata doce cozida Batata doce assada Batata doce frita
Calorias 125 143 368
Muitas dietas sugerem o corte de carboidratos da alimentação para emagrecer de forma mais rápida. No entanto os carboidratos são responsáveis por fornecer energia ao corpo, por isso não precisam ser eliminados da dieta, especialmente por quem pratica atividade física. Se a ideia é perder peso, invista em carboidratos “do bem”, como a batata doce e o arroz integral e diminua o consumo de carboidratos simples como a farinha e o arroz branco, sem fibras que são degradados rapidamente e proporcionam menos saciedade.
Vai aí uma receita da Nutricionista Aline Ghiouleas Abruzzi:
Panquecas: coloque no liquidificador ½ xícara de farelo de aveia e ½ xícara de farinha de batata doce, + 2 ovos + 1/2 xícara de leite + 1 pitada de sal + 1 colher de cafezinho de açúcar + 2 colheres de chá de fermento. Asse panquecas, bem grossas (mais ou menos 1 concha pequena cheia), em frigideira untada e fogo baixo, vire-as quando começarem a fazer bolinhas na massa. Rende 4 – 5 porções.
Ouça a entrevista completa com a Nutricionista.
Comentários