Municípios da microrregião aderem ao Decreto Estadual e desobrigam o uso de máscara ao ar livre
Os municípios da microrregião, Veranópolis, Cotiporã, Vila Flores e Fagundes Varela, irão acatar a decisão do Decreto Estadual nº56.422, que desobriga o uso de máscara para circulação ou permanência em vias públicas ou em espaços públicos ou privados ao ar livre.
Continua a necessidade de utilização de máscara em locais fechados, bem como a disponibilização, por todo e qualquer estabelecimento, de álcool 70% para higienização das mãos de empregados e clientes. O uso de máscara ao ar livre segue recomendado, sem punição em caso de não utilização.
Os decretos recomendam o uso em situações de alto risco, como quando estiver a menos de um metro de distância das demais pessoas e em locais com grande número de pessoas sem esquema vacinal completo.
Em entrevista na manhã deste sábado (19) à Tua Rádio Veranense, o prefeito Waldemar De Carli afirmou que que ainda é cedo para avaliar o impacto da medida tomada há apenas uma semana e que é necessário mais tempo antes de se avançar no afrouxamento das restrições.
Medidas na Capital
Ainda na sexta-feira (18), o prefeito de Porto Alegre, Sebastião Melo, anunciou que o uso de máscaras em locais fechados passa a ser facultativo em Porto Alegre. A obrigatoriedade do uso do equipamento de proteção, entretanto, fica mantida para o transporte coletivo e nos estabelecimentos de saúde, como hospitais, postos e clínicas.
Já as escolas municipais e particulares devem seguir o decreto municipal e não mais demandar máscaras por parte de estudantes e professores. De acordo com Melo, a prefeitura não irá permitir que diretor decida pela escola. A rede estadual, por sua vez, seguirá o Decreto Estadual que, por enquanto, só permite dispensar a proteção ao ar livre.
Comentários