Entenda como funciona a fabricação da vacina contra a gripe
Baixar ÁudioImunizantes são modificados todos os anos para acompanhar a mutação dos vírus que causam a doença
Uma forte epidemia de gripe atingiu seu pico na França, nesse inverno, matando mais de mil pessoas. De acordo com o governo local, há mais de um tipo do vírus circulando no país e as vacinas não têm eficácia total contra ambos.
Para explicar como funciona a fabricação das vacinas contra a gripe, como ocorre a catalogação dos subtipos da Influenza e a importância da vacinação, a médica infectologista, Alessandra Michelin concedeu entrevista no programa Temática desta terça-feira (19). Ela ressaltou que o Ministério da Saúde realiza uma coleta de dados todos os anos para saber quais são os três tipos de vírus causadores da gripe que são mais nocivos à saúde, para fabricar a vacina. Ela também revelou que o governo não tem recursos para disponibilizar a imunização para toda a população, por isso a preferência é dada para as pessoas consideradas dos grupos de risco, como crianças, idosos, portadores de doenças crônicas e aqueles que tem mais risco de contágio como profissionais da saúde. (Ouça a entrevista completa no link abaixo da foto)
Ainda segundo Alessandra, as vacinas contra a gripe devem ser disponibilizadas este ano no final do mês de abril, mas o dia D de imunização está previsto para maio. Ela também destaca que as pessoas dos grupos de risco devem buscar a vacinação o quanto antes, para que o organismo tenha tempo de criar anticorpos antes da chegada do inverno.
Comentários