Entenda mais sobre a Formação do Comportamento Alimentar
Conversa foi com a nutricionista Aline Ghiouleas
A nutricionista Aline Ghiouleas participou da programação da Rádio Veranense falando sobre o Comportamento Alimentar. A entrevista foi veiculada no programa Temática.
Menos de 10% da população mundial se encaixa nos padrões de beleza atuais. A procura pelo corpo perfeito e pelo emagrecimento é uma tortura constante na vida de muitos.
Dentre os que conseguem emagrecer, mais de 80% recuperam o peso em até 5 anos. Mas porque é tão difícil emagrecer e se manter magro depois do peso perdido?
Quando uma pessoa emagrece o corpo precisa de 2 anos para esquecer o peso gordo e gravar o peso magro. Muitos abandonam o tratamento muito antes deste período, geralmente logo depois que perdem o peso desejado.
Nosso comportamento alimentar reflete interações entre o estado fisiológico, o estado psicológico e as condições ambientais.
O comportamento alimentar humano é formado por meio da aprendizagem adquirida pelas experiências alimentares que sofrem influência da família, cultura, renda, regionalismo, tabus alimentares e mídia. O comportamento também é formado através da aprendizagem, motivação, emoção e genética.
Sabores provenientes da alimentação da mãe são transmitidos pelo leite materno através da amamentação e, podendo resultar na resposta preferencial aos sabores e odores relacionados com estes alimentos. A formação do hábito pode iniciar ainda nesta fase.
Adultos muito seletivos podem não ter sido expostos a um número suficiente de vezes a diferentes alimentos. Há de se insistir, pelo menos entre 8 a 15 apresentações, do mesmo alimento para a criança. As mães desistem antes e tendem a dar os alimentos preferidos da criança (doces e gorduras).
Em geral as crianças escolhem os alimentos que lhes são servidos frequentemente. Elas tendem a preferir os alimentos que facilmente estão disponíveis em casa.
Entre os muitos fatores que influenciam no comportamento alimentar os hábitos familiares e a maneira como a alimentação é apresentada pelos pais podem ser determinantes nas escolhas na fase adulta.
Ouça a nutricionista Aline Ghiouleas no áudio.
Divulgação: Nutricionista Aline Ghiouleas
Comentários