Rio Grande do Sul deve receber mais 300 mil doses de vacina contra o coronavírus
Anúncio foi feito pelo Ministério da Saúde em reunião com governadores
Foto: Arquivo/Tua Rádio Alvorada
Em reunião do Fórum de Governadores nesta quarta-feira, 17/02, o governador Eduardo Leite recebeu, por parte do governo federal, uma previsão a respeito de novas doses de imunizantes contra o coronavírus. O cronograma foi apresentado pelo ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, a todos os governadores presentes na reunião. Segundo Leite, o ministro garantiu que, ainda nesta semana, será divulgado o cronograma de fevereiro e de março das distribuições por estados.
O Ministério da Saúde prevê a distribuição de uma quantia em torno de 230 milhões de doses de vacinas contra a Covid-19 até julho. Na programação apresentada, o ministro incluiu as negociações com os laboratórios União Química/Gamaleya e Precisa/Bharat Biotech, que podem garantir ao Brasil a chegada da vacina russa Sputnik V e da indiana Covaxin. Há a expectativa de que o RS receba nova leva de 300 mil doses na próxima semana. A partir de março, o Ministério da Saúde projeta um aumento significativo da distribuição: 46 milhões de doses, que serão distribuídas entre os Estados levando em conta critérios de população prioritária. O crescimento no número de doses se deve ao início da produção própria da vacina Coronavac, do Instituto Butantan, que deve viabilizar 18 milhões de doses em março, e da Fiocruz, que terá condições de distribuir 12 milhões de doses
O RS já recebeu quatro remessas de imunizantes contra a Covid-19. O primeiro lote, com cerca de 341 mil vacinas Coronavac, chegou em 18 de janeiro. Foi desta remessa que foi vacinada a primeira pessoa em Marau, a enfermeira Iáskara Garcia, em 20 de janeiro. Outras 116 mil vacinas da Oxford/AstraZeneca foram recebidas em 24 de janeiro, e a terceira remessa, pouco mais de 53 mil doses da Coronavac, no dia 1º de fevereiro. Em 7 de fevereiro, chegaram em torno de 193 mil doses da Coronavac. Até o momento, Marau já vacinou 1086 pessoas sendo: 28 idosos em lares de longa permanência, 280 idosos com 85 anos ou mais e 778 profissionais de saúde.
Comentários