Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
14:00:00
Programa de Domingo
19:00:00
 
 

Autorizada para crianças de 05 a 11 anos pela Anvisa, Pfizer ainda não tem data para aplicação para esta faixa etária

Baixar Áudio por Cida Cardoso Valna
Foto: Tobias Schwarz/AFP

Anvisa aprovou na quinta-feira (16) a indicação da vacina Comirnaty para imunização contra Covid-19 em crianças de 5 a 11 anos de idade. A aprovação permite o início do uso da vacina no Brasil para esta faixa etária.

A autorização veio após uma análise técnica criteriosa de dados e estudos clínicos conduzidos pelo laboratório. Segundo a equipe técnica da Agência, as informações avaliadas indicam que a vacina é segura e eficaz para o público infantil, conforme solicitado pela Pfizer e autorizado pela Anvisa.

A avaliação da Agência levou 21 dias, descontados os 14 dias que a Pfizer utilizou para responder exigências técnicas da Anvisa.

Quando começa a vacinação

A aprovação da Anvisa permite que a vacina já seja usada no país para a faixa etária de 5 a 11 anos. A chegada do imunizante aos postos depende do calendário e da logística do Programa Nacional de Imunizações do Ministério da Saúde (PNI/MS), que coordena a distribuição das vacinas por meio de programas públicos no Brasil.

Mesmo com a ampla divulgação nos meios de comunicação nacionais, as secretarias de Saúde municipais ainda não possuem autorização para aplicar o imunizante para essa faixa etária. A Secretária de Saúde de Veranópolis Vanessa Calioni Bordignon informa que não há vacinas em estoque destinadas a esse público e até o momento também não há um cronograma. “Qualquer informação, qualquer novidade nós estaremos compartilhando com as mídias locais. Fiquem atentos”, afirma.

“Durante essa semana, nós acompanhamos em algumas mídias a informação de que a vacina contra a covid-19 estaria autorizada e liberada para as crianças entre cinco e onze anos de idade. Até o momento o município de Veranópolis não foi formalizado sobre a vacinação dessa faixa etária e ontem recebemos uma informação de que os municípios não estão autorizados a avançar vacinação dessa faixa etária até a orientação formal do Estado, bem como da resolução CIB, que é o que norteia os municípios na condução da vacina contra a covid-19”, revela.
 

Tampa laranja e outros detalhes sobre a vacina

A vacina para crianças tem dosagem e composição diferentes daquela utilizada para os maiores de 12 anos. A formulação da vacina para crianças será aplicada em duas doses de 0,2 mL (equivalente a 10 microgramas), com pelo menos 21 dias de intervalo entre as doses.  A tampa do frasco da vacina virá na cor laranja, para facilitar a identificação pelas equipes de vacinação e também pelos pais, mães e cuidadores que levarão as crianças para serem vacinadas. Para os maiores de 12 anos, a vacina, que será aplicada em doses de 0,3 mL, terá tampa na cor roxa. 

A vacina também tem esquema de conservação diferente, já que pode ficar por 10 semanas em temperatura de 2ºC a 8ºC.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Veranense

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais