Filho do primeiro paciente a receber plasma faz doação
Anderson Giongo esteve no Hemocentro nesta terça-feira
Anderson Giongo, filho de Tarcísio que foi o primeiro paciente a receber plasma convalescente, num estudo pioneiro realizado pelo Hospital Virvi Ramos em Caxias do Sul para tratamento da Covid-19, também fez doação. Anderson passou pela Covid-19, teve sintomas leves, e passados 28 dias de recuperação, foi ao Hemocentro, foi submetido a uma bateria de exames e terça-feira fez a doação, auxiliando outras pessoas que tiverem sua saúde agravada em função do Coronavírus.
Giongo, em entrevista à Rádio Garibaldi, disse ter a certeza de que esta terapia devolveu a vida a seu pai e agradeceu as pessoas que doaram o plasma. O primeiro doador foi Fábio Poletto de Garibaldi. O seu plasma não foi compatível para seu pai, mas está congelado e será aproveitado para outros pacientes. Outro doador foi Antônio Marcos da Silva de Boa Vista do Sul e o seu plasma convalescente já foi utilizado para paciente jovem de Caxias do Sul.
O doutor em Bioquímica e professor Fábio Klamt de Porto Alegre foi o doador para o seu pai e realizou três doações no Hemocentro, por ter triplicado anticorpos em seu organismo. O Hospital Virvi Ramos já realizou cinco transfusões de plasma convalescente e a recuperação de Giongo está motivando a equipe médica a adotar esta terapia que tem se mostrado eficaz. O plasma está sendo transfundido para pacientes que logo internam em UTI.
- Quem pode doar? homens, de no mínimo 18 e no máximo 60 anos, que foram infectados pelo coronavírus e que tiveram Covid-19 confirmada por meio do teste PCR que estão recuperados há mais de 28 dias, sem apresentar sintomas da doença e que não apresentam outras doenças infecciosas (Hepatites B ou C, HIV, Sífilis e doença de chaga). Agende com o Hemocentro Regional de Caxias do Sul pelos telefones (54) 3290.4543 e (54) 3290.4580 ou por meio do whatsapp (54) 98418.8487. O HEMOCS é pioneiro na captação de doadores de plasma convalescente no Rio Grande do Sul!
Comentários