Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
00:00:00
Igreja no Rádio
05:00:00
 
 

Segunda etapa da Campanha de Vacinação contra Influenza ocorre nesta quinta em Veranópolis

por Marco Aurélio Santana
Foto: Divulgação

Inicia nesta quinta-feira, dia 16 de abril, a 2ª etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza. Para esta etapa, um novo grupo é incluso para receber a vacina.

Além dos idosos e profissionais da saúde, poderão ser vacinados profissionais das forças de segurança e salvamento, portadores de doenças crônicas e outras condições clínicas especiais, funcionários do sistema prisional, caminhoneiros e motoristas de transporte coletivo. 

Em Veranópolis, a vacinação ocorrerá somente na APAE, a partir das 7h30min até que houver doses. Conforme a enfermeira da vigilância epidemiológica Mariel Schmitt Marcio afirma que o município recebeu poucas doses e, por isso, solicita que a população tenha bom senso e compreenda que as pessoas que não conseguirem receber a vacina neste dia, terão oportunidade de serem vacinadas nas próximas semanas. Ainda, a enfermeira comunica que não há data para o recebimento da próxima remessa.

Para esta segunda etapa da campanha, o público deve seguir as orientações do Ministério da Saúde, conforme critérios determinados para cada grupo:

Profissionais das forças de segurança e salvamento (brigada militar, policia civil, bombeiros, policia rodoviária federal), mediante apresentação de um documento que comprove a função exercida (crachá, contra-cheque...);

Portadores de doenças crônicas e outras condições clínicas especiais. É necessária a comprovação da doença através de receituário médico com o cid ou a descrição da patologia (válidas também do ano passado). Além disso, também serão aceitas receitas de medicação de uso contínuo, por exemplo, pacientes diabéticos, hipertensos...

- Funcionários do sistema prisional (mediante apresentação de um documento que comprove a função exercida (crachá, contra-cheque...);

Motoristas de transporte coletivo (mediante apresentação de um documento que comprove a função exercida (crachá, contra-cheque...); Os motoristas de aplicativo ou táxi NÃO estão contemplados nesta fase, devido à indisponibilidade de quantitativo para atender a todos.

Caminhoneiros (mediante apresentação de um documento que comprove a função exercida (carteira de trabalho, crachá, contra-cheque, declaração ou atestado da empresa - quando empregados). Os caminhoneiros autônomos precisam comprovar a função exercida através da apresentação da carteira de habilitação categoria C ou E, com o preenchimento do EAR (exerce atividade remunerada) no campo das observações, no verso da carteira de habilitação.

Os idosos e trabalhadores de saúde seguem sendo vacinados até o final da campanha.

Confira no link a tabela com relação de condições clínicas especias: http://www.veranopolis.rs.gov.br/noticias/21/saude/4646/2-etapa-da-campanha-nacional-de-vacinacao-contra-influenza 

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Veranense

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais