Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
00:00:00
Igreja no Rádio
05:00:00
 
 

Cresce o número de crianças e adolescentes contaminados por Covid-19 no Estado

por Almeri T Angonese

No Estado, já foram registradas 328 internações e 21 mortes de adolescentes entre 16 e 19 anos.

Foto: Júnior Aguiar

No Rio Grande do Sul, já foram 328 internações e 21 mortes de adolescentes entre 16 e 19 anos. Óbitos de menores que esta faixa etária ainda não foram registrados no Estado. Mortes de crianças em função da Covid-19 ainda são raras, mas os casos vêm aumentando exponencialmente nos últimos meses. Desde março de 2020, 779 crianças com até 12 anos morreram da doença, no Brasil. Deste total, 24% das mortes e 22% das internações aconteceram nos últimos três meses, segundo o DataSUS, o departamento de informática do Sistema Único de Saúde.  

Na semana de 07 a 14 de março, mais 50 crianças gaúchas estavam internadas em leitos clínicos para tratar a Covid-19, das quais 34 estavam em UTI. Segundo o pediatra João Carlos Santana, “Em janeiro, foram 47 pedidos de internação para crianças e adolescentes até 17 anos. Subiu para 67 em fevereiro. São casos cada vez mais graves e isso tem acontecido com a criançada também”, explicou o especialista.

As crianças podem desenvolver, além da Covid-19,  a Síndrome Inflamatória Multissistêmica Pediátrica, um quadro que se desenvolve em pessoas de zero a 19 anos que tiveram Covid-19. Segundo o Ministério da Saúde, as crianças correspondem de 1% a 2% do total de casos e 0,3% do número de mortes. Apenas nos últimos três meses, foram 166 mortes pela doença de crianças em todo o país.

Além disso, a média de idade de pacientes com Covid-19 vem diminuindo. No primeiro ano da pandemia, as atenções estavam voltadas aos idosos e pessoas com doenças crônicas e comorbidades como diabetes e hipertensão, por exemplo. Atualmente, especialistas detectaram que cada vez mais, pessoas jovens estão sendo internadas. O Grupo Hospitalar Conceição (GHC), por exemplo, triplicou o número de hospitalizações de 30 a 39 anos, e na faixa dos 40 a 49 anos, aumentou 50%. No Hospital Moinhos de Vento, aumentaram em 48% as internações de pessoas com idades entre 40 a 59 anos.

 

Fonte: Correio do Povo

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Veranense

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais