Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
20:00:00
Tua Essência
23:59:00
 
 

Curso a distância qualifica profissionais no reconhecimento de doenças raras

por Cida Cardoso Valna

Até a abertura, se inscreveram 203 profissionais e 93 médicos, que contam com um curso específico

Foto: Imagem Ilustrativa

Estima-se que existam mais de 8 mil tipos de doenças consideradas raras, caracterizadas por ampla diversidade de distúrbios e sintomas. Para qualificar os profissionais das unidades básicas de saúde no Estado sobre como reconhecê-las, a Secretaria da Saúde, em parceria com a Sociedade Brasileira de Genética Médica e Genômica (SBGM) e Núcleo de Telessaúde Técnico-Científico do Rio Grande do Sul (TelessaúdeRS-UFRGS), lançou na terça-feira (13) o curso “Doenças genéticas raras na atenção primária à saúde para profissionais de saúde”.

“Este curso quer garantir que cada pessoa, ao entrar em uma unidade básica de saúde, tenha profissionais que as atendem com olhos para diagnosticar, para tomar as melhores decisões e dar os melhores encaminhamentos. Esta parceria é uma inovação para o país”, disse a secretária adjunta da Saúde, Ana Costa.

Formado por quatro módulos e realizado a distância, o curso aborda as questões mais comuns e prevalentes na atenção básica, como deficiência intelectual e doenças congênitas e genéticas de manifestação tardia. Até a abertura, se inscreveram 203 profissionais e 93 médicos, que contam com um curso específico.

Coordenador geral do Telessaúde-RS, Roberto Umpierre, disse que a entidade foi uma catalisadora dos esforços da Secretaria da Saúde, que financiou o curso, e da SBGM, que contribuiu com material e participantes. “O foco é a qualificação da atenção primária, porque é o que está perto das pessoas”.

Débora Gusmão Melo, da SBGM, apontou o aspecto multidisciplinar do conteúdo, lembrando que foi criado com base na Política Nacional de Atenção Integral às Pessoas com Doenças Raras, de 2014. Guilherme Ribas, presidente do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do RS (Cosems) afirmou que o diagnóstico é essencial para a atenção primária e ajudar os pacientes que precisam de um atendimento qualificado.

Para se inscrever:
Primeiro, é preciso acessar a plataforma do curso em https://www.ufrgs.br/telessauders/documentos/passo_a_passo_cursos.pdf e se cadastrar. O próximo passo é acessar o Moodle TelessaúdeRS no link https://moodle.telessauders.ufrgs.br. Clique no curso e insira a chave de inscrição Tele@123.

Texto: Ascom SES

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Veranense

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais