Prazo de vacinação do gado contra febre aftosa se encerra no fim de maio
A expectativa é que sejam vacinadas 13,8 milhões de cabeças de gado, em cerca de 330 mil propriedades rurais do RS
A campanha de vacinação contra a febre aftosa no Rio Grande do Sul segue durante todo o mês de maio e os produtores devem ficar atentos, pois a vacinação é obrigatória para todos os bovinos e búfalos de todas as idades.
A expectativa da secretaria da agricultura do Estado é de que, nesta primeira etapa de imunização do rebanho gaúcho, sejam vacinadas 13,8 milhões de cabeças de gado, em cerca de 330 mil propriedades rurais.
A Inspetora Veterinária da unidade de Caxias do Sul, Virgínia Caon ressalta a importância da vacinação contra a febre aftosa.
Neste ano, não haverá doação de vacina. Todos os produtores deverão comprar as doses para aplicar em seu rebanho. É preciso comparecer nas agropecuárias credenciadas e, após, apresentar a nota fiscal de compra na Inspetoria Veterinária do RS, até o dia 7 de junho, como explica Virgínia.
De acordo com a Inspetoria Veterinária do RS, o produtor deverá possuir caixa de isopor com gelo para transportar os frascos da vacina até a propriedade e, após a compra, o produtor terá cinco dias para aplicar nos animais.
Além disso, os animais destinados ao abate, durante o período de Campanha Vacinal, ficam dispensados da obrigatoriedade da vacinação.
A Inspetoria Veterinária está à disposição para o esclarecimento das dúvidas dos produtores rurais na Avenida da Vindima, 1855, próximo ao Parque Getúlio Vargas (Macaquinhos). Os telefones para contato são (54) 3209.8082 e 3209.8052. (Ouça o áudio da matéria)
Comentários