Serra Gaúcha tem aumento de internações por Covid-19 e retorna para bandeira vermelha
Amesne vai recorrer da decisão do governo do Estado
A região da Serra Gaúcha voltou a ser enquadrada na bandeira vermelha do mapa preliminar do modelo de Distanciamento Controlado do Governo do Rio Grande do Sul. A região vinha se mantendo na bandeira laranja há mais de três meses, porém, com piora nos indicadores, voltou a ser considerada de risco epidemiológico alto para Covid-19.
A piora dos indicadores foi verificada em todo o Estado, com um total de 11 regiões na bandeira vermelha e as demais na bandeira laranja. O agravamento dos índices foi puxado pelo aumento no número de hospitalização por Covid-19 e de internações em leitos de UTI. O único indicador que não apresentou elevação foi o de óbitos, com redução de 22%. As maiores variações foram em internados em leitos clínicos confirmados com Covid-19 (aumento de 22%) e registros de hospitalização (crescimento de 17%).
Na região de Caxias do Sul (Serra), o total de pacientes internados em Unidades de Terapia Intensiva (UTI) por Covid-19 passou de 56 para 74 nesta semana. Já as internações por Síndrome Respiratória Aguda Grave, passaram de 81 para 90 casos. A região ainda apresentou um salto de internações clínicas: na quinta-feira (12), eram 73 pessoas, 20 a mais se comparado ao período anterior.
Caxias do Sul possui a autorização para cogestão do Distanciamento Controlado, ou seja, pode implantar regras alternativas aos protocolos estaduais durante o período de permanência na situação de alto risco. O mapa definitivo será divulgado na segunda-feira (16).
Região vai recorrer
A Associação dos Municípios da Encosta Superior do Nordeste (Amesne) informou que vai recorrer da decisão do Estado antes de acionar as regras da cogestão.
Segundo o prefeito de Caxias do Sul, Flávio Cassina, serão apresentados os dados do Observatório Regional da Saúde. Ouça AQUI.
Comentários