Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
20:00:00
Tua Essência
23:59:00
 
 

Vacinação de crianças contra a Influenza está abaixo da meta em Veranópolis

por Daniela Affonso

A cobertura vacinal dos públicos prioritários em geral é de 57,65% e apenas 42,07% das crianças se imunizaram

Foto: Alessandra Bernardi | Tua Rádio Veranense

A Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza iniciou em abril e os grupos prioritários estão com cobertura vacinal abaixo da meta em Veranópolis. Apenas 57,65% deste público em geral se imunizou, a meta para o ano é de 90%. Em relação às crianças de seis meses a menores de seis anos de idade, apenas 615 foram imunizadas. Isso representa 42,07% deste público. 

Outros grupos prioritários que estão abaixo da meta, são: deficiência permanente (9,27%), idosos (57,30%), gestantes (61,76%), trabalhadores da saúde (72,53%), comorbidades (76,58%). Entretanto, as puérperas (mulheres que passam pelo período pós-parto) e profissionais da educação atingiram e ultrapassaram a meta. Os dados foram divulgados pela Secretaria de Saúde de Veranópolis.

O Médico Otorrinolaringologista, Fernando Ranguetti afirma que a cobertura vacinal contra Influenza 2023 está muito abaixo do esperado. Segundo ele, as pessoas devem entender a importância da vacinação, que evita cerca de 105 mil internações hospitalares e 6.300 mortes anuais, diminuindo a pressão sobre o sistema de saúde. "Muitas vezes, e principalmente depois das polêmicas acerca das vacinas contra Covid-19, as pessoas tem medo de efeitos colaterais. Não é verdade que a vacina contra a Influenza causa uma gripe mais forte. O que acontece é que, por ser um imunizante produzido  com partes atenuadas dos vírus, pode ocasionar um mal estar e febre baixa passageiros", destaca. 

De acordo com a coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Andiara Lovison, nos dois anos anteriores, 2021 e 2022, a cobertura vacinal também foi abaixo do preconizado. “Isso faz com que a população fique desprotegida e suscetível à infecção pelo vírus.  Ou seja, nós não temos nenhum tipo de proteção residual da vacina, porque nos anos anteriores, as pessoas também não procuraram a vacina. Essa baixa imunização propiciou a entrada do vírus da Influenza no nosso meio, a mesma cepa que circulou em 2009”, afirma. 

Ranguetti acrescenta que o ideal é se vacinar o mais breve possível, pois o organismo leva 15 dias após a aplicação para completar a formação de anticorpos. A imunização contra a Influenza segue sendo disponibilizada para todos os públicos nos postos de saúde, até que tenham estoques disponíveis. Nesta quarta-feira (14), o Posto de Saúde Central oferece horário de atendimento estendido da sala de vacinação, até às 19 horas.

Texto: Daniela Affonso | Tua Rádio Veranense

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Veranense

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais