Veranópolis reforça combate ao mosquito Aedes aegypti
Ações mais intensas serão desencadeadas
Foto: Divulgação
A Prefeitura de Veranópolis está montando estratégias para reforçar as ações de combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, da febre chikungunya e Zika vírus. Nesta quinta-feira (10/12), o prefeito Carlos Alberto Spanhol esteve reunido com representantes das secretarias municipais da Saúde e Agricultura e Meio Ambiente para traçar metas como o recolhimento de pneus velhos para evitar a água parada.
Segundo o secretário municipal da Saúde, Neivaldo Carvalho, a situação é alarmante, “Precisamos intensificar o combate ao mosquito, pois apesar de não termos ainda casos das doenças em Veranópolis, o Aedes aegypti está presente no município. ”.
A Secretaria Municipal da Saúde realiza um trabalho contínuo de combate ao foco do mosquito, que inclui visitas domiciliares, monitoramento quinzenal de pontos considerados estratégicos como ferros velhos, depósitos e borracharias, além de atividades educativas.
Saiba mais sobre as doenças transmitidas pelo mosquito:
Febre chikungunya
Os sintomas são semelhantes aos da dengue, como é o caso de febre alta, dor muscular e nas articulações, mas se manifestam ainda mais intensamente. Desde o início de 2014, já foram registrados 2.783 casos da chikungunya no Brasil.
Zika Vírus
O vírus Zika é um arbovírus (grande família de vírus), transmitido pela picada do mesmo vetor da dengue, o Aedes aegypti. É uma doença viral caracterizada pelo quadro clínico de febre, presença de manchas vermelhas e coceira na pele, olhos vermelhos (sem coceira e sem secreção), dores musculares e nas articulações. Após um período de incubação (período entre a picada do mosquito e o início de sintomas) de aproximadamente quatro dias, podem surgir os primeiros sinais e sintomas. Em gestantes, a doença pode causar microcefalia nos recém-nascidos.
Prevenção:
- Nas lajes e calhas, tire folhas e tudo o que impeça o escoamento da água;
- Pneus velhos ou que não estão sendo utilizados devem ser guardados em locais secos e cobertos;
- Bordas de fontes e piscinas devem ser lavadas com escova semanalmente;
- Pratos de vasos de flores e de plantas devem ser preenchidos com areia;
- Garrafas e embalagens PET podem ser encaminhadas para a coleta seletiva ou guardadas de boca para baixo;
- Caixas d’água devem estar sempre bem tampadas;
- Coloque água sanitária em ralos e locais que possam ter água parada;
- O lixo deve ser colocado em sacos plásticos fechados e depositados em lixeiras, que também devem estar tampadas;
- Potes de água de animais domésticos devem ser lavados com água e sabão;
- Materiais de construção devem ser armazenados em ambientes cobertos e secos.
Comentários