Novos medicamentos surgem para o tratamento da hepatite C
Produtos já estão sendo comercializados nos Estados Unidos
Foto: Divulgação
Novos medicamentos devem melhorar a condição de vida daqueles que tem hepatite C. Atualmente o tratamento é feito a longo prazo. Neste período surgem como consequencias ocorrência de cirrose e câncer de fígado. As hepatites B e C podem se transformar em crônicas, ou seja, o paciente é portador do vírus para o restante da vida. Os medicamentos utilizados para combater a hepatite C causam efeitos adversos no organismo.
Agora a novidade é um grupo de medicamentos que além de provocar mudanças no período de tratamento reduz os efeitos.Conforme o médico gastrointerologista José Felippi, esta é a melhor notícia nessa área nos últimos 20 anos e o mais relevante possui uma estatística de cura de mais de 90% dos casos.
Os produtos estão sendo comercializado nos Estados Unidos ainda com um custo alto. O governo brasileiro já elaborou um protocolo para viabilizar o acesso dos pacientes. O documento foi apresentado em julho, bem como, também já foi encaminhada a compra desses três medicamentos. O médico José Felippi destaca que nesse primeiro protocolo foram selecionados os pacientes que apresentam quadro mais grave de hepatite C. Ele acredita que a maior dificuldades será em relação ao preço do dataclasvir, sofosbuvir e simeprevir.
Ouça a entrevista feita pela Rádio Fátima, de Vacaria.
Comentários