Garibaldi assina protocolo para tratamento precoce da COVID-19
Nesta sexta-feira, 10/07, os prefeitos da Associação dos Municípios da Encosta Superior do Nordeste -Amesne- estiveram reunidos para tratar sobre o Termo de Compromisso de Ajustamento de Conduta (TAC) para adoção de tratamento precoce da Covid-19 aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). A reunião online foi realizada com representantes do Ministério Público Federal de Bento Gonçalves.
O prefeito Antônio Cettolin participou da reunião e já assinou este protocolo permitindo o uso ambulatorial de medicamentos, como hidroxicloroquina e azitromicina, ivermectina em pacientes que apresentarem sintomas iniciais da doença e será oferecido no atendimento para Covid-19 do PAM. Já a partir desta segunda-feira, esse kit de medicamentos será oferecido na fase 1 da doença, assim que o paciente apresentar sintomas. Cettolin vê a alternativa com entusiasmo para salvar vidas e tentar minimizar a situação econômica.
A submissão ao protocolo de tratamento precoce da Covid-19 não será obrigatória aos cidadãos usuários do Sistema Único de Saúde, constituindo mero direito subjetivo, de cunho facultativo, e dependerá de prévia e indispensável avaliação médica, segundo a Lei do Ato Médico.
O profissional médico detém plena autonomia para avaliar a situação clínica do paciente usuário do sistema único de saúde, cabendo-lhe, definir a espécie de tratamento a ser prescrito, bem assim os medicamentos, fármacos e demais adjuvantes que entender adequados para o tratamento. O paciente ou um familiar, após a indicação do profissional médico, terá direito de escolha para uso do protocolo. Com a assinatura do protocolo, Garibaldi também inicia a compra dos medicamentos em maiores quantidades.
Esse assunto vem sendo pauta de Debate na Rádio Garibaldi desde o dia 3 de julho . Naquela sexta-feira, foram ouvidos o procurador do Ministério Público Federal (MPF), Alexandre Schneider, médico cardiologista de Bento Gonçalves, Álvaro Nicolao, o advogado Gladimir Chieli e o prefeito Antônio Cettolin. Se você não acompanhou esta matéria poderá ouvir novamente no Facebook da Rádio Garibaldi.
Além de Garibaldi, já assinaram o protocolo as cidades de:
Bento Gonçalves
Carlos Barbosa
Coronel Pilar
Cotiporã
Dois Lajeados
Fagundes Varela
Guaporé
Nova Bassano
Nova Prata
Paraí
Protásio Alves
Santa Tereza
Veranópolis
Outros municípios estão concluindo o cadastro e deverão assinar om TAC na próxima semana:
Guabiju
Monte Belo do Sul
Nova Araçá
Pinto Bandeira
São Jorge
São Valentim do Sul
São Vendelino
Serafina Corrêa
Vila Flores
Comentários