Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
05:00:00
Música e Informação
06:30:00
 
 

Município de Cotiporã já aplicou 454 doses da vacina do Covid-19

por Larissa Macena de Oliveira

Até o momento, 454 doses já foram aplicadas em Cotiporã, sendo 322 referentes a primeira dose e 132 referentes a segunda dose.

Foto: Assessoria de Imprensa/Jordana Giacomelli

A vacinação contra a Covid-19 no Município de Cotiporã começou no dia 19 de janeiro deste ano. A Secretaria Municipal de Saúde e Assistência Social recebeu ao total 460 doses das duas vacinas que estão disponíveis no Brasil, Coronavac produzida no Instituto Butantan e a da Oxford.

Na quarta-feira, 10 de março, 115 doses, referentes a primeira e segunda aplicação, foram utilizadas para vacinar idosos do município e profissionais da rede privada de saúde. Na tarde desta quinta-feira (11), o Município irá retirar na 5ª Coordenadoria Regional de Saúde, em Caxias do Sul, mais 110 doses da Coronavac (Butantan), que serão destinadas aos idosos que possuem entre 77 e 80 anos de idade (dose 01).

Até o momento, 454 doses já foram aplicadas em Cotiporã, sendo 322 referentes a primeira etapa (dose 01) e 132 referentes a segunda etapa (dose 2).

Imunização

Para ficar que a pessoa fique protegida da Covid-19, o sistema imunológico precisa criar a imunidade protetora, composta por anticorpos neutralizantes, que impedem a entrada do vírus na célula.

"Com duas semanas, já se detecta a proteção, mas a maior quantidade de anticorpos é registrada um mês após o término da vacinação, com variações individuais", explica Mônica Levi, diretora da Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm). O tempo de resposta pode variar de pessoa para pessoa de acordo com faixa etária e o sistema imunológico.

A vacina é capaz de interromper a circulação do vírus de forma controlada e sustentada. Mas isso só é possível quando grande parte da população estiver vacinada. Com a vacinação em massa da população, torna-se impossível que Covid-19 encontre hospedeiros e, com isso, se reduz drasticamente o número de pessoas infectadas.

Reações

Toda vacina pode causar efeitos colaterais, como desconfortos, vermelhidão e inchaço no local aplicado. Raramente elas provocam efeitos colaterais graves, assim como qualquer medicação. Em geral, os efeitos colaterais mais comuns, além dos desconfortos citados acima, são: fadiga, dor de cabeça, muscular ou nas articulações, calafrios e febre.

Medidas Preventivas

Apesar da vacinação, os cuidados preventivos para combater a Covid-19 devem ser mantidos e intensificados por toda a população. As medidas de distanciamento social, uso de máscara, higiene de mãos e objetos e a etiqueta respiratória devem permanecer.

“Mantendo as medidas até então adotadas, estamos protegendo a nós mesmos e aos que amamos. Importante ressaltar que o uso da máscara e a higiene das mãos não previnem somente contra a COVID 19, mas também outras doenças respiratórias. Ao mantermos os cuidados, garantimos a proteção e a não propagação das variantes do Coronavírus. Cuidando de você, você cuida do outro.” – Enfermeira da Unidade de Saúde de Cotiporã, Ana Lídia Garcete.

Fonte: Prefeitura de Cotiporã, G1 e Unimed

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Veranense

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais