Câncer colorretal: Número de casos em pessoas de 20 a 40 anos tem amentado nos últimos anos
Baixar ÁudioO câncer colorretal se desenvolve gradativamente por meio do crescimento dos pólipos (pequenas elevações nas paredes do cólon e do reto) que podem vir a se tornar malignos. Os principais tipos pólipo que podem causar esse tipo de câncer intestinal são os adenomas e inflamatórios. Ambos podem levar anos para se tornar um tumor maligno no intestino.
Algo que vem chamando atenção dos profissionais da saúde é o crescimento nos casos entre pessoas de 20 até 40 anos. Muitos desses casos são resultado de uma vida desregrada, ou seja, pessoas obesas, sedentárias e que consomem produtos embutidos (alimentos produzidos a partir da carne de bovinos, suínos, caprinos, ovinos, equinos, de aves, peixes e frutos do mar, além das vísceras e até sangue dos animais.).
O Dr. Rafael Vargas, destaca que o crescimento da doença entre pessoas entre 20 e 40 anos de idade, ainda não é um número alto e, gira em torno dos 3% a 5%. Os estudos segundo o médico indicam até o momento como um dos responsáveis a obesidade e o consumo de produtos embutidos.
O comportamento pode ser de fato um dos responsáveis pelo aumento dos casos de câncer colorretal, Rafael ainda destaca que é possível notar uma mudança da geração dos anos 60 e 70 para a geração dos anos 80 e 90.
Principais sintomas do câncer colorretal:
Presença de sangue nas fezes; diarreia ou constipação; perda de peso sem motivo específico; dor abdominal (cólica, sensação de inchaço); sensação de que o intestino não foi completamente esvaziado; cansaço e fadiga constantes.
Comentários