Suspeita de contaminação pelos Aedes aegypti motiva aplicação do fumacê em Vila Flores
Morador da cidade viajou para o Nordeste e retornou com sintomas
Nesta sexta-feira, 8 de janeiro, a Vigilância do Estado do Rio Grande do Sul esteve em Vila Flores para a aplicação do produto que combate o mosquito Aedes aegypti. A presença foi devido a um morador que viajou para Fortaleza (CE) e retornou para o Sul com sintomas. Mesmo não havendo a confirmação, todos devem continuar adotando as medidas de prevenção para evitar a proliferação do mosquito.
A prevenção foi feita em parceria com a Secretaria de Saúde do município, que fez a aplicação no Centro de Vila Flores do inseticida, conhecido como fumacê, que tem como propósito conter o aumento da proliferação do mosquito transmissor da dengue nos bairros. As medidas de combate ao Aedes aegypti devem ser reforçadas nas férias, com o período marcado por chuvas este ano.
Com o crescimento de casos a nível nacional e com a suspeita do caso em Vila Flores, a Secretaria da Saúde aumentou a equipe de combate de sete para nove pessoas, além de capacitar o pessoal com novos treinamentos e cursos para que as equipes de saúde trabalhem a educação em saúde na população, além de mobilizar a participação da população no controle social.
Entre as ações, estão visitas domiciliares para verificar situações de risco para a dengue, malária, leishmaniose e outras doenças. Apesar das denúncias feitas pela população não foram encontrados focos do mosquito em Vila Flores.
Comentários