Situação pandêmica em Veranópolis é a melhor desde o início da pandemia de Covid-19
Em entrevista a Tua Rádio Veranense, A Secretária da Saúde de Veranópolis, Vanessa Calioni Bordignon fala sobre a situação pandêmica do município e atendimentos na Unidade Sentinela. De acordo com ela, a média móvel de atendimentos na Unidade Sentinela, nos últimos 18 dias, é de 87 atendimentos diários, mas ao mesmo tempo, na quinta-feira (05) apenas dois veranenses estavam hospitalizados, um no Hospital Comunitário São Peregrino Lazziozi e outro na UTI, no município de Taquara.
Conforme a Secretária é possível notar uma mudança no perfil das pessoas contaminadas com a Covid-19, anteriormente pessoas idosas era o maior número de infectados, atualmente são pessoas mais jovens, que estão mais ativas e, consequentemente, se expondo mais ao risco de contrair a Covid-19. Ainda de acordo com ela, no período entre janeiro e agosto o Município investiu cerca de R$ 1 milhão de reais no combate a pandemia de Covid-19, nesse valor estão inclusos custos com pessoal, insumos, medicamentos, testes, diárias de motoristas que transportam pacientes e buscam vacinas.
Além disso, está se iniciando uma discussão interna na Secretaria sobre o futuro a Unidade Sentinela, pois a mesma está operando há 16 meses no atendimento de sintomas respiratórios e recentemente foi aberta uma unidade específica para o atendimento pediátrico. A discussão trata de um possível fechamento da unidade e redirecionamento dos atendimentos para as unidades de atenção básica, em função da grande demanda de recurso financeiro e humano exigida para a manutenção e operacionalização da Unidade Sentinela. Por isso, serão pensadas novas estratégias para melhor atendimento dos pacientes.
Comentários