“Os números são alarmantes”, afirma Secretária da Saúde de Veranópolis sobre novos casos de Covid-19
Adultos jovens são os que mais procuram por atendimento, além da contaminação predominante em pessoas que retornam do litoral e participaram de aglomerações.
Após Veranópolis registrar 54 novos casos de Covid-19 nas últimas 24 horas, totalizando 91 casos ativos da doença, a Secretaria de Saúde confirma um aumento significativo na busca por atendimento nas unidades de saúde do município, com mais 200 consultas médicas em três dias, específicas para casos respiratórios.
Segundo a Secretária da pasta, Vanessa Calioni Bordignon, adultos jovens são os que mais procuram por atendimento e, consequentemente, positivam para a Covid-19. A partir dos relatos dos próprios pacientes, se confirma a contaminação predominante em pessoas que retornam do litoral, bem como, que participaram de aglomerações.
Ainda, a secretária ressaltou que, embora muitos pacientes tenham se contaminado durante viagens, a transmissão já é considerada comunitária em Veranópolis, além de haver casos confirmados de reinfecção e contaminação em pessoas que possuem esquema vacinal completo.
Vanessa afirma que “o que nos tranquiliza é que os sintomas são leves. Não tivemos nenhum caso que agravou e precisou hospitalizar para acalmar os sintomas. Isso é o que nos tranquiliza até o dia de hoje”.
Atendimentos médicos
Com o aumento de casos, a Secretaria de Saúde dedica-se para organizar o funcionamento de cada Unidade de Saúde, priorizando atendimentos de sintomas respiratórios. A Coordenadora da Atenção Básica, Juliana Lauer Gonçalves, destaca que, em todas unidades do município, as demandas respiratórias serão atendidas preferencialmente no turno da manhã e, as consultas eletivas a tarde.
Atualmente, oito médicos atuam nos Postos de Saúde de Veranópolis, tendo sido reforçado o serviço na ESF do Bairro Santo Antônio e no Bairro São Francisco, ainda no mês de dezembro. Mesmo com todo o trabalho que vem sendo realizado, a Coordenadora reforça que a capacidade de absorção já está extrapolada, não sendo possível atender a crescente procura pelos serviços.
A Secretária Vanessa afirmou que continuarão sendo seguidos os protocolos em vigência, como por exemplo, testando apenas pessoas que apresentarem sintomas respiratórios. Ainda, confirmou que não há previsão de reabrir a Unidade Sentinela, considerando que estão concentrando todas as atenções para suprir as necessidades da população nos postos de saúde do município.
No próximo sábado, dia 08 de janeiro, o Posto de Saúde Central estará aberto, das 8h às 14h, afim de suprir a demanda local.
Comentários