Setembro amarelo promove ações de conscientização sobre a prevenção do suicídio
Um estudo da Cipave mostrou o grande número de automutilações e tentativas de suicídio no Estado
O relato de casos de automutilação em escolas e tentativas de suicídio provocadas pelos mais diferentes motivos no Estado levou a Cipave a realizar um levantamento inédito sobre o assunto junto a alunos da rede estadual de ensino. E os números assustam. Das 1.622 escolas que responderam ao questionário, 357 relataram mais de mil situações de automutilação, além de tentativas de suicídio e seis mortes, somente entre janeiro e junho deste ano.
Já em Caxias, somente em 2017, foram registrados 48 suicídios e 351 tentativas. O primeiro semestre deste ano já contabiliza 189 pessoas que tentaram tirar a própria vida, com 22 mortes, segundo dados do Sistema de Informações sobre Agravos de Notificação (Sinan) e do Sistema de Informações sobre Mortalidade (SIM). A forma de violência mais utilizada pelas pessoas que atentam contra a própria vida é a ingestão excessiva de medicamentos.
Por isso, neste mês intitulado Setembro amarelo, dedicado à conscientização sobre a prevenção do suicídio, é preciso discutir as razões que levam a esta triste realidade e como pais e educadores podem ajudar a prevenir novos casos.
No programa Temática desta quarta-feira, conversamos com Andressa de Lima, vice-coordenadora regional CVV, sobre este assunto.
Confira o material completo em podcasts.
Comentários