Número de casos de toxoplasmose em Santa Maria chega a 176
Órgãos de saúde reforçaram pedidos de precaução à população
Subiu para 176 o número de casos de toxoplasmose em Santa Maria, na região central do Estado. Do total de pacientes, 20 são gestantes. Os dados foram divulgados pelos órgãos de saúde do município e do Estado e pela prefeitura de Santa Maria, na tarde desta sexta-feira. Há, ainda 421 casos suspeitos. Outros 26 foram descartados.
Durante a entrevista, o secretário estadual de Saúde, Francisco Paz, ressaltou que a maior preocupação são com as gestantes. “Elas precisam se precaver não comendo alimentos crus, lavando as frutas e vegetais, evitar contato direto com as fezes de gato. Após manusear carne crua, precisam lavar bem as mãos”, recomendou.
“Em caso de gatos em casa, o cuidado precisa ser redobrado”, afirmou. “É importante alimentar o animal com ração,não dar carne crua, não permitir que saiam caçar animais silvestres e manipular a areia com luvas”, destacou Francisco Paz.
A diretora do Centro Estadual de Vigilância em saúde (CEVS), Marilina Bercini disse que a equipe de profissionais da secretaria continua o trabalho para identificar a origem da contaminação. “Sobre as amostras de água que foram feitas em vários locais da cidade e enviadas para um laboratório especializado, em Londrina, ainda não tivemos o resultado”, afirmou a diretora.
A Prefeitura de Santa Maria confirmou que continua em 19 o número de bairros afetados pela doença no município.
Comentários