Hospital Comunitário São Peregrino Lazziozi retoma cirurgias eletivas
Desde que a pandemia de Covid-19 se instalou no país a demanda de atendimento nas Casas de Saúde sofreu grande alteração, já que a prioridade foi dada para a urgência que os casos da doença exigiam. Há aproximadamente um ano e sete meses pacientes que aguardavam por cirurgias eletivas – ou programadas - permaneciam na incerteza de quando poderiam passar por procedimentos cirúrgicos. Mas o momento está mais próximo, o Hospital Comunitário São Peregrino Lazziozi anunciou a retomada deste serviço ainda no mês de outubro.
“Tivemos bastante restrições de agendamento devido à pandemia. Porém aos poucos estamos conseguindo retomar. Somente no mês de outubro deste ano, segundo o levantamento que fizemos, conseguimos realizar 24% a mais que em outubro de 2019, período antes da pandemia. Então essa demanda que estava reprimida está começando a andar”, comenta Rogério Franklin da Silva, diretor da instituição.
De acordo com o diretor, no último mês foram realizadas 243 cirurgias com necessidade de anestesista, e outros 16 pequenos procedimentos que demandam apenas aplicação de anestesia local, fechando um total de 259. Se fizermos uma média de procedimentos realizados por dias úteis do mês, soma-se um aproximado de dez cirurgias em um único dia.
“Dez cirurgias por dia é um volume significativo para a nossa estrutura. Para um leigo pode até parecer fácil, mas na realidade envolve todo um planejamento desde a parte burocrática até a parte médica: anestesistas, auxiliares, materiais a serem usados, disponibilidade de funcionários entre outros”, comenta.
Para o mês de novembro, Franklin esclarece que o ritmo que se pretende adotar no hospital será o mesmo do último mês.
Você também pode conferir a entrevista completa através do Facebook da Tua Rádio Veranense clicando aqui.
Comentários