Semana Mundial do Aleitamento Materno
Objetivo é alertar a sociedade sobre a importância do aleitamento materno
O leite materno é considerado o melhor alimento para os bebês até o sexto mês de vida, garantindo uma série de benefícios essenciais para a vida do recém-nascido. Ale disso a amamentação é um dos momentos que mais proporciona ligação emocional entre mãe e filho. Para refletir sobre a importância do aleitamento materno, a Organização Mundial da Saúde (OMS) selecionou a primeira semana de agosto para a realização da Semana Mundial do Aleitamento Materno.
A Semana Mundial do Aleitamento Materno é comemorada desde 1992, em mais de 150 países entre os dias 1º e 07 de agosto.
Conforme dados da OMS, apenas 38% das crianças são amamentadas exclusivamente até os seis meses de vida. A meta da Semana Mundial do Aleitamento Materno é fazer com que 50% dos lactentes sejam amamentados até 2025.
No Brasil, 41% das mães amamentam pelo menos até os seis meses. Apesar do baixo número, o país é uma referencia mundial, ficando à frente de países como os Estados Unidos e o Reino Unido.
Sobre o tema conversamos com profissionais da saúde, que são mamães recentemente, para lembrarmos e até alertarmos sobre a importância do aleitamento materno.
Ouça a matéria com a pediatra Viviane Merlin Bernieri e a nutricionista Aline Ghiouleas Abruzzi.
Comentários