Saúde do Estado recomenda ampliação da vacinação contra a gripe para todas idades
A Secretaria da Saúde (SES) definiu junto aos municípios que a vacinação contra gripe (influenza) poderá ser aberta a população geral (acima dos 6 meses de idade) a partir de agora. A campanha nacional foi iniciada em abril para os grupos prioritários. No Rio Grande do Sul, até o momento, pouco mais de 1 milhão e 900 mil pessoas já se vacinaram contra a doença. A cobertura vacinal entre os grupos que se tinha uma meta de vacinação de 90% (crianças, trabalhadores na saúde, gestantes, puérperas, indígenas, idosos e professores), é ainda inferior a 50%.
O número de doses para a campanha da gripe é limitado a quantidade do público estimado entre os grupos prioritários, não havendo a previsão no aumento no número recebido pelo Ministério da Saúde. Por isso, as doses agora disponíveis para a população em geral compreendem a quantidade que não foi utilizada pelos grupos prioritários até o momento.
A definição sobre o prosseguimento da estratégia foi definida nesta sexta-feira (03) em conjunto com o Conselho das Secretarias Municipais de Saúde do Rio Grande do Sul (Cosems/RS).
As Secretarias de Saúde de Veranópolis, Cotiporã e Fagundes Varela estão se organizando e nos próximos dias serão divulgados os horários e os locais para que toda a que toda a população possa buscar por esse serviço, e assim, realizar a imunização contra a influenza. Já Vila Flores iniciará a aplicação do imunizante para toda a comunidade na segunda-feira (06).
Comentários