Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
12:10:00
No Ponto
14:00:00
 
 

Problemas de Memória? Quais os tipos de demências existentes?

Baixar Áudio por Denise Furlanetto

O médico João Batista Schirmer Vieira, pós-graduado em Geriatria te explica

Foto: Divulgação

O médico João Batista Schirmer Vieira, pós-graduado em Geriatria e com curso de Fisiologia do Envelhecimento na Alemanha, diz que o vinho, ar puro e exercícios ajudam na prevenção nas demências, mas isso não é tudo.

Ele participou do programa Saúde e Bem Estar da Rádio Garibaldi, dia 2.03, oportunidade em que falou sobre os tipos de demência, porque ocorrem e que o próprio familiar na fala com o médico consegue diagnosticar qual a perda de memória que o idoso está sofrendo.

Alzheimer é a minoria das demências, diz o médico. A maioria das demências tem por causa o entupimento das artérias, ou seja arterioesclerose ou encolhimento do cérebro. A Arterioesclerose ocorre quando as artérias que levam oxigênio e nutrientes a partir do coração para o restante do corpo tornam-se duras e estreitas. Isto faz com que o fluxo de sangue seja prejudicado. As artérias saudáveis são flexíveis, mas ao longo do tempo podem endurecer. Por isso, Ateroesclerose é um problema muito associado ao envelhecimento.

Trazendo dados estatísticos mundiais, a cada mil pessoas na idade de 65 aos 75 anos, 150 terão perda de memória. Dos 75 aos 85 anos, cresce o percentual, onde 30% terão problemas de memória.

O vinho é um bom agente desentupidor, diz o médico, mas o encolhimento cerebral faz parte da natureza. Ar puro da Serra e exercício físicos, como praticar atividade na horta e junto a natureza trazem muitos benefícios ao idoso e que ajudam na conservação da memória, mas algumas terapias e com um diagnóstico correto do tipo de perda de memória auxiliam o idoso é viver bem até seus mais de 80 anos.

A diminuição do oxigênio no cérebro pode contribuir com a perda de memória, com a hibernação dos neurônios e aumentando a acidez no cérebro.

O médico alerta para que as pessoas tenham cuidado com o diagnóstico de Alzheimer, porque esta representa uma parte das demências. Quando é Alzheimer, o paciente só regride e não tem momentos de lucidez ou melhora.

Acompanhe a entrevista completa em escute a notícia

 

 

 


 

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Veranense

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais