Durante desabafo sobre Covid em Veranópolis, médica pede responsabilidade à população
*Atualizada às 14:11h
De acordo com o boletim divulgado na tarde da última quinta-feira (03), Veranópolis contabilizou 542 casos ativos para a covid-19. O resultado deu-se após mais 63 pessoas confirmarem o diagnóstico positivo.
Até o momento da publicação desta matéria, haviam onze pessoas internadas, com faixa etária entre os 22 e 91 anos, sendo 10 no Hospital São Peregrino Laziozzi e outra, que foi encaminhada à Porto Alegre em estado grave, precisando ser intubada. Em entrevista à Tua Rádio Veranense, a oncologista e Diretora Técnica do Hospital de Veranópolis, Francesca Peruffo Gallego Schiemann desabafou sobre o atual momento enfrentado pelo município e profissionais da Saúde.
“Tenham responsabilidade. Se vocês frequentam alguma festa, se cuidem, usem máscara, não levem o vírus para casa e contaminem sua família, ainda mais idosos ou pacientes especiais. Há pessoas que vão ao hospital para cuidar dos idosos positivados e acabam transmitindo para eles e para a nossa equipe. Façam o teste. Independente se seja nova variante ou a antiga, o vírus continua causando endotelite vascular, trombose, insuficiência respiratória, comprometendo o pulmão com quarenta, sessenta por cento. Nós estamos em fevereiro. Lembram do ano passado, o que foi o mês de março?”, afirma.
A médica ainda comenta sobre o cansaço coletivo na equipe, que mesmo em dias que seriam de descanso, tem trabalhado intensamente no combate ao vírus. A diretora reforça a preocupação com os colegas de trabalho, já que em sua fala ela afirmou que muitos têm positivado para a doença pela segunda e até terceira vez, e por conta disso precisam ser afastados do trabalho, sobrecarregando o sistema.
O Hospital hoje está com oito funcionários afastados, sendo seis da área de enfermagem (técnicos e enfermeiros) e outros dois que atuam m áreas de apoio.
Comentários