No Saúde e Bem Estar desta quinta-feira, 03, a nutricionista Aline Ghiouleas Abruzzi abordou alguns tópicos do Congresso Brasileiro de Nutrição
A nutricionista abordou vários tópicos, entre eles: Diabetes: estudo muito interessante sobre o efeito do aumento do consumo de laticínios desnatados no efeito da saúde do diabético.
A dose aumentada foi de 1200 mg/dia por 90 dias diminui gordura abdominal e colesterol. Aumento foi de 3 colheres de sopa de leite em pó no café da manhã batido com uma polpa de fruta.
Manejo do DM é permitido até 10% de sacarose, mas deve evitar bebidas açucaradas como sucos e refrigerantes
Omega 3 apresenta benefícios para a saúde do diabético, mas ainda não se tem consenso de quanto suplementar, então, por enquanto a indicação é de o consumo de peixe seja feito pelo menos, 2 X na semana, exceto fritura.
Cuidado com dieta hiperproteícas, riquíssimas em proteínas, o excesso de carne também pode impactar na glicemia
Vitaminas: Cuidado com a deficiência de Vit B12, pode causar neuropatia diabética (lesão dos nervos, principalmente das extremidades pela glicemia elevada)
Baixa vitamina D interfere no controle da glicemia
Minerais como zinco e magnésio devem ser investigados e suplementados se necessário.
Curcumina – açafrão: melhora a resistência a insulina
Óleos:
Casca do amendoim rica em resveratrol (assim como o suco de uva)
Óleo de coco ativa processo inflamatório rico em acido láurico. Nenhuma evidencia cientifica por calorimetria indireta que aumenta queima calórica.
Já o acido esteárico rico no cacau não aumenta LDL
Ômega 3 diminui o processo inflamatório
Dieta e atividade física:
Dieta equilibrada, durante a atividade física garante queima de 75% de gordura e 25% de massa magra. Exercício em jejum garante 50% de queima de gordura e 50 % de massa magra
Dieta variada e equilibrada é mensagem que deve ficar, não existe um único alimento milagroso, como as capas de jornais e revistas gostam de divulgar. Prato colorido é o que ainda esta na moda.
Ouça a entrevista.
Comentários