Novembro Azul: Câncer de próstata é segunda maior causa de morte oncológica em homens
O câncer de próstata provoca 307 mil mortes no mundo todos os anos, Diante disso, a campanha Novembro Azul vem para alertar sobre a necessidade de prevenção, já que o sucesso do tratamento depende do estágio em que a doença é diagnosticada.
Se a enfermidade for descoberta cedo, as chances de cura podem chegar até 90%. O grande problema é que as pessoas tendem a imaginar que o câncer de próstata é uma doença que não traz risco algum, quando na verdade pode se espalhar e levar o indivíduo à morte.
O recomendado é que os homens procurem seus médicos a partir dos 50 anos. Caso haja algum fator de risco aos 45 e, se ele possuir algum parente de primeiro grau diagnosticado com câncer de próstata, o ideal é aos 40 anos. No entanto, muitos homens postergam a sua ida ao consultório por medo ou preconceito.
Uma dieta rica em frutas, verduras, legumes, grãos e cereais integrais e com menos gordura, principalmente as de origem animal, ajuda a diminuir o risco do câncer. Especialistas recomendam pelo menos 30 minutos diários de atividade física, manter o peso adequado à altura, diminuir o consumo de álcool e não fumar.
Para tratar o câncer de próstata, existem três procedimentos, a cirurgia aberta ou robótica; a radioterapia externa ou braquiterapia; e as condutas de vigilância ativa, que consistem em um acompanhamento com exames até que seja necessário ou indicado um tratamento.
Comentários