Capela de São Jorge, em Vila Flores, homenageia o padroeiro no final de semana
Igreja é um local tombado como Patrimônio Histórico Artístico e Cultural do município
Nesta quinta-feira, 23 de abril, é comemorado o Dia de São Jorge. Ele foi, de acordo com a tradição, um soldado romano no exército do imperador Diocleciano, venerado como mártir cristão. São Jorge é um dos santos mais venerados no catolicismo e é imortalizado na lenda em que mata o dragão.
Em Vila Flores, a comunidade que tem o nome do santo realiza festa no próximo domingo, dia 26. Às 10h30min haverá missa e após almoço. A celebração religiosa acontece na igreja que é um local tombado como Patrimônio Histórico Artístico e Cultural do Município. Construída em pedra, contando com as primeiras imagens dos Santos, feitas de madeira.
A artística estátua de São Jorge foi esculpida pelo famoso “Santaro” de Alfredo Chaves, Antônio Triches. Feita em cedro puro e esculpida no próprio local. As imagens dos altares laterais – Nossa Senhora do Rosário e São José, também foram esculpidos em cedro e pelo mesmo Santaro.
As três imagens, ainda intactas, formam um conjunto de Arte Sacra, de rara beleza e de valor inestimável. A Capela toda feita de pedra a partir das bases, é um autêntico marco da fé e da luta dos imigrantes italianos e de seus descendentes. A igreja foi inaugurada em 23 de abril de 1906, data do Padroeiro São Jorge.
Comentários