Inteligente é quem sabe a hora de parar de dar corda para algo que não tem futuro
Essa é a mensagem do frei Jaime Bettega nesta segunda-feira, 22 de fevereiro
O ser humano é muito interessante. Carrega consigo um mundo de possibilidades. é capaz de inúmeras escolhas. Normalmente as pessoas são direcionadas a desenvolver dons para poder ter mais coisas. Todo mundo pensa que viver se resume em ter.
A busca obsessiva pelo ter exclui a serenidade, maltrata a paz e adoece o físico. Basta dar uma olhada ao redor para perceber imediatamente esse fenômeno. Há espaços onde muitos estão doentes emocionalmente. Já não sabem o que significa sorrir e desconfiam que a tal da felicidade não existe. Chega um momento que é preciso parar.
Os outros até já perceberam a importância dessa parada e a gente continua achando desnecessário parar. É questão de inteligência parar de dar corda para algo que não tem futuro. Ilusão tentar avançar para ver no que vai dar. Poderá dar muita dor de cabeça. Ser transparente consigo mesmo é fundamental; condição para exercer a autonomia sobre a própria existência.
O futuro começa hoje. Talvez amanhã não será possível reverter ou retomar o que foi perdido. A vida pode ser muito leve e amistosa, mas é necessário clareza onde se quer chegar, parar de insistir e querer avançar, quando já se sabe que não vai dar em nada. Ou melhor, dará somente incomodações. Inteligência não falta aos humanos. Talvez falte realismo e fidelidade para com o ideal da felicidade. De fato, alguns sentimentos precisam ser acalmados.
Conhecer o próprio coração é uma habilidade que rende serenidade e favorece muitos acertos. Dar corda para o que não tem futuro é perda de tempo, é ilusão que machuca.
Ouça a mensagem no áudio ao lado.
Comentários