Meu pai sempre dizia: não levante a sua voz, melhore os seus argumentos
Essa é a mensagem do frei Jaime Bettega nesta quarta-feira, 20 de abril
Levantar a voz é a coisa que mais as pessoas sabem fazer, principalmente quando elas não têm razão. A voz deveria ser marcada pela ternura e pela suavidade. Falar com normalidade, permitindo que o objetivo seja captado. Em algumas casas, as vozes se elevam facilmente. Fica difícil o entendimento e a sustentação da paz. Para não ter que modificar a tonalidade da voz, é conveniente melhorar os argumentos.
Quando a verdade se estabelece, a voz se torna normal. Quando a verdade está ausente, os recursos da voz são outros. Num tempo de tanta agitação, a vida perde com facilidade a serenidade. Já não temos tempo para o diálogo, nem par trocar palavras sem a necessidade de observar o tempo. Tudo é muito rápido e apressado. No entanto, a vida jamais abrirá mão de argumentos verdadeiros e transparentes.
Se for necessário levantar a voz, que seja para dizer com mais intensidade e firmeza o bem que queremos. Levantar a voz para fazer com que a paz seja ouvida por todos; levantar a voz para tornar realidade a justiça e o amor. Em outras situações, não convém levantar a voz.
Ouça a mensagem no áudio ao lado.
Comentários