O mistério faz parte da condição humana
Essa é a mensagem do frei Jaime Bettega nesta sexta-feira, 15 de abril
Esqueça essa história de querer entender tudo. Em vez disso, VIVA!” a dimensão intelectual alcança ao ser humano a capacidade de entender, conhecer, assimilar e armazenar. O conhecimento é vital, movimenta significativa energia e proporciona novos ideais de vida. O conhecimento é fonte de felicidade.
A compreensão é movida por uma boa dose de curiosidade. Sempre atentos, queremos entender o significado de tudo. Isso é positivo, pois alarga os horizontes, plenifica as buscas, amplia o conhecimento. O mistério faz parte da condição humana. É possível até deduzir algumas coisas, mas absorver tudo o que existe, quase impossível.
Serão necessários, por exemplo, milhões de anos para conhecer além das aparências. O olhar alcança somente a superficialidade. Há algo infinitamente maior que foge, por vezes, do alcance intelectual. Nem por isso deve-se deixar de buscar. Porém, num determinado momento, é necessário VIVER.
A vida é única e irrepetível. As buscas não podem interromper a oportunidade de existir plenamente e saborear a façanha de estar neste mundo, ao lado de tantos outros. Além do mais, o humano é dotado de um sentimento maravilhoso: a amizade. Nos laços de pertença fraterna, a vida adquire uma força extraordinária e produz mil motivos para continuar acreditando na vida.
Viver, viver: essa é a missão totalmente nova que se apresenta a cada dia. Então, depois de esgotar todas as buscas e assimilar todo conhecimento é importante deixar espaço para os fatos e acontecimentos que não se esgotam pela capacidade reflexiva e explicativa.
Mas será que tudo deve ser explicado? A vida pode e deve ser explicada. O inexplicável também precisa de espaço. É maravilhoso saber lidar com o mistério que nos envolve e com o invisível que aguarda por assimilação.
Ouça a mensagem no áudio ao lado.
Comentários