Não crie expectativas. Ser surpreendido é bem melhor do que ser decepcionado
Essa é a mensagem do frei Jaime Bettega nesta quinta-feira, 10 de março
Em alguns momentos, as expectativas alcançam as nuvens. Não sei se não exageramos demais diante de fatos ou buscas?! O volume de decepções é proporcional à quantidade de expectativas. Quando elevamos demasiadamente as exigências, estamos favorecendo para que a queda seja mais brusca.
Ser surpreendido é muito bom. Dá um sabor infinito à vida. As surpresas acontecem quando menos esperamos. Então, nada melhor do que viver a normalidade. Não esperar muito. Porém, dar sempre o melhor. Se a vida é feita de trocas, o melhor vai acontecer, lá adiante, quando menos se espera. Ocorre que normalmente damos pouco e queremos receber muito. Isso pode gerar um volume significativo de decepções.
Faz bem continuar peregrinando, na normalidade da vida, fazendo o que estiver ao alcance, sempre com uma dosagem significativa de amor. Só assim as surpresas serão em quantidade suficiente para concluir que vale a pena viver! E se não houver muitas surpresas, a vida por si só já é uma surpresa maravilhosa. Viver é fantástico. Até as dificuldades podem tornar a vida ainda mais significativa. Tudo depende do cultivo da vida interior.
Cuidar da interioridade é condição para ser surpreendido pelo melhor que a vida pode oferecer. Às vezes é interessante fugir dos ruídos e da agitação para encontrar-se com o silêncio interior. Quando a vida é exercitada na serenidade até os problemas se tornam mais leves. Os diferentes cenários não têm privilegiado a espiritualidade. Alguns ainda insistem ficar à margem desse caminho de luz. Expectativas e decepções teriam menor impacto se houvesse maior nível de confiança. Convém viver intensamente cada momento, sem muitas expectativas, mas com a certeza de que o melhor pode acontecer a qualquer instante.
Ouça a mensagem no áudio ao lado.
Comentários