Não deixe teus ouvidos ouvirem aquilo que os teus olhos não viram, e não deixes tua boca dizer aquilo que teu coração não sente
Essa é a mensagem do frei Jaime Bettega nesta terça-feira, 8 de março
No decorrer dos dias, ouvimos e vemos tantas coisas. São palavras, ruídos, olhares, julgamentos, críticas, elogios. É tanta coisa que chega ser difícil de tudo absorver. Interessante é ser capaz de ‘selecionar’ o que de fato importa. Cada vez mais, todos dizem tudo o que pensam e acham. Em alguns momentos, parece não existir um compromisso com a verdade. As palavras são pronunciadas sem nenhuma preocupação se são ou não portadoras da veracidade. Talvez seja por isso que as confusões são tantas! A transparência deveria perpassar o nosso existir.
Quando a boca pronunciar somente o que o coração sente, os relacionamentos humanos serão mais consistentes. Em quem confiar, hoje? Quantas decepções por depositar confiança em pessoas que não entendem de sentimentos! Evidente que tudo pode se tornar um grande aprendizado. Se os olhos não viram, é bom que os ouvidos não ouçam. Se o coração não sentiu, não convém que a boca pronuncie. Vamos em frente. Viver é assim mesmo: cair, levantar e continuar a trajetória, sem perder a paz interior.
Por maior que seja o movimento provocado pelo relacionamento humano, a verdade sempre é fonte de felicidade. Opiniões todos têm. Compromisso ético não é tão comum como se pensa. Escutar o coração poderia ser uma alternativa mais acessada. As palavras que brotam do coração dificilmente ficam distantes da verdade. O coração é capaz selecionar o melhor. A convivência não é difícil. O que dificulta é a falta de sabedoria. Que o amor inspire o olhar, as palavras e o ato de escutar.
Ouça a mensagem no áudio ao lado.
Comentários