O passar dos anos é inevitável, envelhecer é opcional
Essa é a mensagem do frei Jaime Bettega nesta segunda-feira, 4 de abril
Os anos passam... Vivemos tão envolvidos em incontáveis afazeres, quem nem percebemos o tempo passar. Não gostamos muito de lidar com o número de anos. Dificilmente somos espontâneos ao falar da idade. Mas o tempo é uma dádiva. O que fazemos com ele é total responsabilidade nossa.
Impossível pensar que o tempo, um dia, será mais 'devagar'. Mais rápido ou mais lento, são expressões que nada interferem na questão cronológica e temporal. Os anos, então, vão passar para todos. Independente da idade, todos estamos somando anos, a cada dia, a cada minuto.
Envelhecer é uma opção. É possível ter muitos anos e permanecer eternamente jovial. Não importa se o tempo deixou marcas no rosto. Importa a juventude que pode ser eternizada. Envelhece quem perde a disposição de encantar-se com as pequenas coisas de cada dia; envelhece quem deixa em segundo plano o humor; envelhece quem parou de elogiar e passa dias reclamando e achando que esse emundo está perdido.
Ser jovem não é uma questão de idade, mas de estado de espírito! Você já fez sua opção? Ainda há tempo. Escolha prolongar sua juventude. Deixa os anos passar. Contabilize realizações, conte à próxima geração que viver é fabuloso. Porém, não fale só das maravilhas. Fale também da maturidade que advém das decepções e das dores.
Como faz bem deixar os anos passar sem a angústia de quem se sente em processo de envelhecimento. Há tanta gente jovem e com uma soma significativa de anos. Chegará um momento em que será impossível acompanhar o ritmo da meninada. Mas o coração, esse 'espaço' vital conservará a vontade de correr, brincar, sonhar. Quer a fé continue renovando a nossa interioridade.
Ouça a mensagem no áudio ao lado.
Comentários