Comitiva do governo do Estado viaja a França e Alemanha em busca de novos investimentos
A primeira missão internacional liderada pelo governador José Ivo Sartori ocorre até quinta-feira
A busca de investimentos e parceria na área médica e no setor do agronegócio irá nortear a primeira missão internacional liderada pelo governador José Ivo Sartori, entre esta segunda-feira (25) e quinta (28), tendo como destinos a Alemanha e a França.
Em Erlangen, na Alemanha, Sartori assina protocolo com o Medical Valley para apoiar a instalação de um cluster no Rio Grande do Sul na área de tecnologias para a saúde, que reunirá indústrias, universidades, centro de pesquisas, hospitais e o Estado, através de suas secretarias relacionadas e autarquias. A intenção é que os primeiros contratos operacionais ocorram até agosto deste ano e a instalação das primeiras empresas em 2016 ou 2017.
O Medical Valley é um dos nove clusters de excelência implementados pelo governo alemão, orientados a gerar economia através da inovação tecnológica. Conta com mais de 500 empresas, entre companhias de grande porte e startups, 16 universidades e mais de 40 instituições de saúde. O protocolo tem, entre outros objetivos, fomentar o compartilhamento de conhecimentos sobre mercados e melhores práticas em inovação, fomento e apoio à viabilização da instalação de empresas alemãs no Estado, suporte ao surgimento de startups inovadoras de forma conjunta, além de intensificar as relações bilaterais. A e strutura que deve ser instalada no RS será similar a existente em Erlangen.
Na França, a comitiva do governo do Estado terá compromissos que contemplam o setor do agronegócio e a atração de investimentos. Em Paris, na quarta-feira (27), Sartori, o prefeito de Porto Alegre, José Fortunati, e o secretário da Fazenda da capital, Jorge Tonetto, visitam a Airbus, reconhecida mundialmente pela produção de aviões e helicópteros. Participam do roteiro o chefe da Casa Civil, Márcio Biolchi, a presidente do Badesul, Susana Kakuta, e o deputado Gabriel Souza, representando a Assembleia Legislativa. O grupo dará seguimento às negociações para a instalação de unidade no 4º Distrito de Porto Alegre, que prevê aporte de R$ 150 milhões.
No mesmo dia, haverá divulgação da 38ª Expointer, na Embaixada do Brasil em Paris. Considerada uma das maiores feiras do agronegócio da América Latina, a Expointer está programada para ocorrer entre os dias 29 de agosto e 6 de setembro, no Parque Assis Brasil, em Esteio.
Na quinta-feira (28), RS e Santa Catarina recebem a certificação de área livre da Peste Suína Clássica (PSC) da Organização Mundial de Saúde Animal (OIE). É a primeira vez que a OIE vai reconhecer zonas e países livres da doença. Sartori e o secretário da Agricultura, Ernani Polo, participam do ato de entrega da certificação durante a 83ª Assembleia de Delegados da Organização.
Atualmente, Rio Grande do Sul e Santa Catarina respondem por 70% das exportações brasileiras do produto. Só no Rio Grande do Sul, a cadeia movimentou, em 2014, mais de R$ 13 bilhões e 30% da produç&at; ilde;o foi destinada ao exterior. A nova certificação dá condições ao Estado de negociar melhores mercados, graças a uma condição sanitária reconhecida no âmbito internacional, já que as enfermidades certificadas pela OIE são usadas como normatização pela Organização Mundial do Comércio (OMC).
Comentários