Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
09:00:00
Temática
12:00:00
 
 

Vereadores de Bento Gonçalves rejeitam pedido de impeachment do prefeito

por Ivan Sgarabotto

Por maioria de votos (14 x 2), parlamentares votaram contra a abertura do processo de cassação de mandato de Guilherme Pasin

Foto: Divulgação

A abertura do processo de cassação de mandato do prefeito de Bento Gonçalves Guilherme Pasin (PP) foi rejeitada nesta segunda-feira, 23. Pela maioria de votos, 14 vereadores foram contra o pedido de impeachment, e apenas dois votaram favoráveis.

A denúncia com 64 páginas foi protocolada na Câmara de Vereadores pelo advogado Claimer Accordi (PTB). O pedido alega infração político-administrativa e era justificada por inadequada gestão fiscal do prefeito. O Partido Trabalhista Brasileiro integra a base governista da prefeitura de Bento Gonçalves. O documento está disponibilizado no site da Câmara e pode ser acessado aqui.

Em nota, a Prefeitura de Bento Gonçalves informa que os argumentos apresentados no pedido protocolado não oferecem qualquer sustentação para impeachment.

As contas públicas de 2013, 2014 e 2015 não possuem julgamento final pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE-RS), e todas as informações necessárias foram apresentadas.

Ainda segundo a nota, o país vive a mais grave crise econômica de sua história, e as consequências dessa conjuntura são sentidas principalmente pelos municípios. Não é diferente em Bento Gonçalves. A situação é agravada pelo atraso e suspensão de diversos repasses dos governos federal e estadual. Mesmo herdando um quadro de dívidas e gastos excessivos de governos anteriores, a atual gestão não mediu esforços para manter e ampliar serviços básicos à população.

O comunicado ainda diz que o respeito com o dinheiro público e a responsabilidade fiscal são compromissos da atual gestão. Tanto que, desde 2013, a prefeitura vem adotando diversas medidas de controle de gastos, otimização de recursos, estabelecimento de metas e aperfeiçoamento da administração.

O esclarecimento da prefeitura salienta que todo cidadão tem o direito legítimo de fiscalizar a administração pública. Essa garantia, no entanto, não pode ser confundida com movimentações de interesse pessoal e de caráter político - que acabam banalizando pedidos de impeachment em diversos municípios.

Por fim, a nota da Prefeitura de Bento Gonçalves relata que o governo seguirá trabalhando para o desenvolvimento da cidade e a melhoria da qualidade de vida da nossa comunidade. E estará sempre à disposição para prestar quaisquer esclarecimentos à população.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Veranense

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais