Deputados de Caxias são favoráveis a cassação de Eduardo Cunha
Mauro Pereira (PMDB) e Pepe Vargas (PT) estarão em Brasília nesta segunda (12)
Foto: Fábio Rodrigues Pozzebom Agência Brasil
A sessão que pode determinar a cassação do deputado afastado Eduardo Cunha (PMDB-RJ) está marcada para iniciar às 19h desta segunda-feira (12), no plenário da Câmara em Brasília. Os representantes de Caxias Mauro Pereira (PMDB) e Pepe Vargas (PT) já confirmaram presença na votação do parecer do Conselho de Ética. O deputado Mauro afirma que o passado de Cunha o condenou e ele vai votar favorável a cassação. O parlamenta acredita que cerca de 410 parlamentares estarão presentes na votação, sendo que destes, apenas dez vão estar favoráveis a Cunha.
Pepe Vargas também vai votar a favor da cassação de Cunha. Conforme o deputado, o peemedebista omitiu informações e mentiu sobre contas ilegais, fatos que corroboram com a sua posição contrária. De acordo com o petista, independente da cassação, Cunha continua com muitos aliados no governo Michel Temer.
Eduardo Cunha já recorreu seis vezes ao Supremo Tribunal Federal (STF) desde que começou a responder por quebra de decoro parlamentar. O deputado afastado defende um projeto de resolução que permita uma pena mais branda, como, por exemplo, suspensão por seis meses. O processo de cassação de Cunha é o mais longo da história da Câmara e se arrasta desde novembro de 2015. Nove partidos (DEM, PCdoB, PDT, PPS, PSB, PSDB, PSOL, PT e Rede) apoiam a cassação e assinaram um documento se comprometendo com a presença de seus 216 deputados em plenário. A cassação de Cunha depende de maioria absoluta dos 513 deputados, ou seja, ao menos 257 votos favoráveis à cassação.
Comentários