Luis Carlos Heinze e Paulo Paim são eleitos senadores pelo RS
Heinze foi o candidato mais votado no Estado. Paim conquistou a reeleição pela terceira vez
Luis Carlos Heinze (PP) é o novo senador do Rio Grande do Sul. O candidato foi o mais votado, com 21,94% dos votos válidos. Ele mantém o PP como um dos representantes gaúchos no Senado.
Natural de Candelária, Heinze, 68 anos, foi prefeito de São Borja de 1993 a 1997. No ano seguinte ingressou pela primeira vez na Câmara Federal, onde permaneceu até a atualidade. Neste ano, o engenheiro agrônomo e produtor rural se lançou pré-candidato ao governo do Rio Grande do Sul. Porém, numa ação envolvendo o PP e o PSDB em nível nacional, o partido, aqui no Estado, se uniu à candidatura de Eduardo Leite.
Paulo Paim (PT) foi reeleito para o Senado Federal pela terceira vez. O senador obteve 17,76% dos votos válidos, ficando com a segunda vaga. O trabalho do senador, reconhecido na defesa pelos direitos dos trabalhadores e aposentados, seguirá pela próxima legislatura.
Natural de Caxias do Sul, Paulo Paim, 68 anos, construiu sua trajetória política em Canoas, na Região Metropolitana. De família humilde, começou a trabalhar ainda criança. Na adolescência, ingressou no Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), onde fez o curso técnico de matrizeiro e ferramenteiro paralelo ao ensino médio. Em 1981 chegou à presidência do Sindicato dos Metalúrgicos de Canoas. Filiou-se ao Partido dos Trabalhadores em 1985. Um ano depois foi eleito deputado federal pelo Rio Grande do Sul, sendo deputado constituinte e reeleito por quatro mandatos consecutivos. Em 2002 se lançou como candidato ao Senado. Eleito, foi vice-presidente no biênio 2003/2005 e entre 2007/2009 foi presidente da Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa. Na reeleição, em 2010, foi o mais votado do Estado, com mais de 30% dos votos válidos.
Comentários