Cooperativa de triagem de resíduos inicia operação em Veranópolis
Após consultoria, o município contratou empresa para gerir o trabalho dos recicladores
Foto: Divulgação
A Cooperativa Cooperciclo está atuando em Veranópolis desde o início deste mês de maio, realizando a seleção de resíduos recicláveis. A Usina de Triagem está situada às margens da BR 470, Km 104, nº 52, na comunidade de Monte Bérico. No local, são recebidos os resíduos coletados pela empresa contratada pelo município, a RN Freitas. Eles são triados e encaminhados para a reciclagem.
De acordo com o secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Fernando Fracaro, atualmente mais de 90% dos resíduos são enviados para o aterro sanitário em São Leopoldo, uma vez que, boa parte desse material pode ser reciclado. Cada tonelada destinada ao aterro custa R$ 529,00 para o município, são cerca de 500 toneladas mensais.
O novo modelo de destinação de resíduos conta com a mão de obra que trabalhava nas três associações de reciclagem do município. No modelo anterior, os trabalhadores não tinham a estrutura necessária e por isso não conseguiam atender a demanda total. Agora, na cooperativa, esses profissionais trabalham em melhores condições.
O presidente da Cooperciclo, Alessandro Schrer afirmou que “o lixo (resíduo) é um problema de todos, ou seja, é responsabilidade de todos”. A cooperativa busca organizar a cadeia dos resíduos no município, trazendo uma visão mais sistêmica. A vice-presidente, Luana Boeira também destacou a relevância do trabalho que vem sendo desenvolvido e salientou a importância da comunidade contribuir cada vez mais com esse projeto.
A cooperativa realiza a triagem das 6h15min às 15h15min. No caso de dúvidas, o contato pode ser feito por meio do e-mail [email protected] ou pelo telefone 54 99637-7799.
Assista aqui a entrevista completa sobre o tema, realizada na manhã desta terça-feira (23), na Tua Rádio Veranense.
Comentários