Santa Maria confirma 594 casos de toxoplasmose, com dois abortos e três óbitos fetais
Surto da doença gerou 1.563 notificações nas instituições de saúde da cidade
O número de casos confirmados de toxoplasmose cresceu de 510 para 594, em Santa Maria. Os dados são de boletim da prefeitura, publicado nesta sexta-feira. De acordo com boletim atualizado, o município teve 1.563 casos notificados, sendo que 1.291 são considerados suspeitos. Além dos confirmados, 262 foram descartados e 435 seguem em investigação.
Entre as pessoas que tiveram doença confirmada, 44 são gestantes. A toxoplasmose durante a gravidez resultou em dois abortos e três óbitos de fetos no município. Outras 151 mulheres grávidas aguardam confirmação se contraíram a doença.
De acordo com boletim, os bairros que apresentam os maiores números de casos são Tancredo Neves e Pinheiro Machado; Juscelino Kubitscheck; Centro; Nova Santa Marta e Urlândia.
Após reunião na 4ª Coordenaria Regional de Saúde de Santa Maria sobre o surto de toxoplasmose no município, o secretário nacional em Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, Osnei Okumoto, afirmou em entrevista coletiva que existe a possibilidade de que não seja descoberta a origem do problema, como já ocorreu em outros lugares.
Comentários