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Sete postos de combustíveis são denunciados ao Procon por aumentos de preços injustificados

por Caroline Rosa

Também foram registradas oito queixas de preços abusivos para outros produtos

Foto: Kimberly Nunes

Da última sexta (25) até esta segunda-feira (28), o Procon Caxias do Sul recebeu diversas denúncias pelos canais de atendimento. Ao todo, 15 situações foram analisadas, sendo que sete diziam respeito diretamente a práticas abusivas na precificação da gasolina, etanol e diesel. Até o momento, todos os casos foram verificados, mas nenhum foi confirmado.

Em virtude das diversas denúncias recebidas durante a greve, foi criada uma nova plataforma de comunicação junto ao site da prefeitura, na página do Procon. Na aba "Registre sua denúncia", os consumidores podem preencher um formulário com dados básicos para efetuar as reclamações. Por meio desse canal, os consumidores têm a opção do anonimato em relação ao fornecedor ou à prestadora de serviço.

 

Consumidores tentam abastecer sem sucesso

O Procon Caxias do Sul atendeu, nesta terça-feira (29), consumidores que reclamavam sobre a não comercialização de combustível por parte de um posto localizado no bairro Santa Fé. Uma enorme fila de veículos aguardava para abastecer. No entanto, manifestantes em apoio à greve dos caminhoneiros impediram que os motoristas acessassem as bombas. O proprietário, por medo de represálias, decidiu não comercializar. “O Procon não tinha como obrigar o posto a abrir, mas tentamos negociar sempre buscando atender o consumidor. Diante disso, a equipe da fiscalização passou em todos os veículos da fila para comunicar a decisão do proprietário e evitar que ficassem à espera sem sucesso”, relata Horn.

 

Atendimento do Procon

Para reclamações, dúvidas e orientações, basta acessar o portal do Procon Caxias do Sul em www.caxias.rs.gov.br/procon/ ou utilizar o telefone 151. O atendimento presencial é feito na rua Visconde de Pelotas, 449, de segunda a sexta-feira, das 10h às 15h, sem fechar ao meio-dia. Para os atendimentos do guichê especializado para deficientes auditivos e surdos, deverá ser feito agendamento prévio junto à Coordenadoria da Acessibilidade da Prefeitura de Caxias do Sul. A pessoa com deficiência pode optar pelo atendimento especial todas as quintas-feiras do mês.

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