Entenda porque Veranópolis é considerado o 5º melhor município do RS
Desde 2017, a cidade está entre as cinco melhores do estado no Índice de Desenvolvimento Socioeconômico. A administração municipal elenca alguns diferenciais que contribuem com esses dados
Foto: Dirceu Tedesco | Tua Rádio Veranense
Mais uma vez, Veranópolis se destaca no Índice de Desenvolvimento Socioeconômico (Idese) do Rio Grande do Sul. De acordo com dados de 2020, que foram divulgados neste ano, o Berço Nacional da Maçã e Terra da Longevidade ocupa a quinta posição no ranking geral e está em segundo lugar entre as cidades de 20 a 100 mil habitantes, atrás de Carlos Barbosa.
Ranking geral (Classificação geral)
1º Carlos Barbosa: 0,896
2º Água Santa: 0,895
3º Ipiranga do Sul: 0,872
4º Aratiba: 0,868
5º Veranópolis: 0,860 (educação 0,829 / renda 0,839 / saúde 0,911)
Municípios de 20 a 100 mil habitantes
1º Carlos Barbosa
2º Veranópolis
3º Horizontina (0,831)
O Idese mede o grau de desenvolvimento dos municípios gaúchos, a partir de aspectos quantitativos e qualitativos quanto ao desenvolvimento na Educação, Renda e Saúde. O prefeito Waldemar De Carli comemora os índices e salienta que o que mais chama a sua atenção é a saúde, com valor próximo à nota máxima. Segundo ele, os dados orgulham e são resultado de um trabalho que vem sendo executado há vários anos.
Saúde
No eixo Saúde do Idese, Veranópolis ocupa a 31ª posição geral. A secretária de Saúde, Vanessa Calioni Bordignon, afirma que o trabalho é desenvolvido em prol das pessoas, com o objetivo de garantir um bom atendimento a todos.
“Nosso desejo é que todos tenham acesso, tenham o seu acolhimento humanizado, possam ter os seus problemas de saúde resolvidos, possam ter um ombro amigo para conversar, desabafar, porque a gente faz isso também. E esse é o diferencial da saúde no nosso município”, destaca.
Ela acrescenta que o trabalho só é possível graças aos investimentos financeiros. A lei exige investimento municipal de 15% e, no último bimestre de 2022, por exemplo, o município investiu 26,27%.
Educação
A área da educação também vem apresentando bons resultados no município. A secretária de Educação, Izabel Cristina Durli Menin, afirma que o comprometimento de toda a equipe garante a qualidade no ensino.
“Na pandemia, ficamos cerca de um ano e oito meses com aulas suspensas, então é o resultado realmente de um trabalho que foi feito muito perto do aluno, numa recomposição de aprendizagens, muito voltada para realidade desse aluno”
Um dos objetivos é continuar buscando a equidade em todos os níveis de ensino. No quesito Educação, Veranópolis ocupa a 23º posição dentre os 497 municípios gaúchos. Hoje são cerca de 2,7 mil alunos na rede municipal.
Renda
O eixo Renda do IDESE, diferentemente dos demais, tem o poder público em papel secundário, uma vez que os aspectos avaliados do índice são: valor adicionado bruto per capita e Produto Interno Bruto per Capita.
De acordo com o secretário de Finanças, Ricardo Ledur Gotardo, este índice está diretamente ligado ao sucesso das empresas e produtores.
“Embora secundário no sentido objetivo, subjetivamente o papel do município é de alta relevância, uma vez que o papel de fomento e provimento de infraestrutura é realizado pelo poder público. Em resumo, pode-se dizer, que o conjunto público + privado em nosso município é altamente bem sucedido”, conclui.
Abaixo, confira outros rankings do Idese, inclusive com destaque para o município vizinho, Fagundes Varela. Para acessar a tabela completa, clique aqui (http://visualiza.dee.planejamento.rs.gov.br/idese/)
Municípios com mais de 100 mil habitantes
1º Porto Alegre (0,825)
2º Bento Gonçalves (0,823)
3º Santa Cruz do Sul (0,814)
Municípios até 5 mil habitantes
1º Água Santa (0,895)
2º Ipiranga do Sul (0,872)
3º Nova Boa Vista (0,855)
Eixo saúde - cidades até 5 mil habitantes
1º Santo Expedito do Sul (0,951)
2º União da Serra (0,933)
3º São João da Urtiga (0,931)
4º Tupanci do Sul (0,931)
5º Fagundes Varela (0,930)
Texto: Daniela Affonso | Tua Rádio Veranense
Comentários