Ponte entre Cotiporã e Bento Gonçalves deve ser entregue em menos de 120 dias
Solução técnica da empresa contratada promete aumentar a capacidade de carga e diminuir o tempo de obra
Os trabalhos de reconstrução da ponte que liga os municípios de Bento Gonçalves e Cotiporã já iniciaram. O acesso será restabelecido por meio do 'Programa de Aceleração Pontes do Sul', um projeto que tem como objetivo, acelerar o restabelecimento das conexões e oportunizar a retomada junto aos municípios e comunidades.
A obra é realizada pela JB Engenharia, empresa de Caxias do Sul, a mesma responsável pela construção da ponte do Município de Nova Roma do Sul. A empresa foi contratada pela prefeitura de Cotiporã em regime de dispensa de licitação devido à urgência da mobilidade. O projeto e a execução serão custeados com a verba de R$ 4,5 milhões, valor recebido por meio da Defesa Civil Nacional.
De acordo com o engenheiro e proprietário da JB Engenharia, Jeferson Dal Bello, a ponte será construída nos mesmos moldes, porém a empresa propôs uma solução técnica diferente, contando com uma estrutura mista de metal e concreto. Todo trabalho de confecção da ponte está sendo feito em fábrica, o que permite uma agilidade ainda maior. O prazo de conclusão da obra está em 120 dias, mas ainda de acordo com o engenheiro, possivelmente será concluído em menos tempo.
“O compromisso é restabelecer esse acesso dentro dos mesmos padrões que já existiam, os recursos vieram para uma ligação emergencial num prazo bastante dinâmico frente a um processo público”, diz Dal Bello.
Os pilares da ponte antiga permaneceram após a enchente e foram avaliados, segundo o engenheiro, não apresentando danos, desta forma, serão reposicionadas as vigas e realizada a concretagem do tabuleiro. Já o trecho de 15m que permaneceu sob os pilares, será demolido devido ao comprometimento da estrutura.
Ainda de acordo com Dal Bello, a capacidade da carga da ponte será alterada para 45 toneladas, porém, deve-se levar em consideração o comprimento do veículo, visto que, ele deverá transitar pelas estradas de acesso que não possuem capacidade para manobras de bitrem ou rodotrem, por exemplo.
A limpeza do local deve iniciar no dia 05 de agosto com atividades relacionadas a preparação do terreno para o lançamento das estruturas e até a metade do mês de agosto, a produção metálica deverá ser concluída para a colocação no fim do mês de agosto.
Comentários